BNEF: Preços das baterias de íons de lítio caem para baixa recorde de US$ 115/kWh

Share

Da pv magazine Global

Os preços das baterias tiveram sua maior queda anual desde 2017, com os preços das baterias de íons de lítio caindo 20% em relação a 2023, para uma baixa recorde de US$ 115/kWh, de acordo com a análise da BloombergNEF (BNEF).

Os fatores que impulsionam o declínio incluem excesso de capacidade de fabricação de células, economias de escala, baixos preços de metais e componentes, adoção de baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) de baixo custo e uma desaceleração no crescimento das vendas de veículos elétricos.

Atualmente, o excesso de capacidade é abundante, com 3,1 TWh de capacidade de fabricação de células de bateria totalmente comissionadas globalmente. Isso é mais de 2,5 vezes a demanda anual por baterias de íons de lítio em 2024, de acordo com a BNEF.

“A queda de preço das células de bateria este ano foi maior em comparação com a observada nos preços dos metais das baterias, indicando que as margens dos fabricantes de baterias estão sendo reduzidas. Os fabricantes menores enfrentam uma pressão especial para reduzir os preços das células para lutar por participação de mercado”, disse a chefe da equipe de tecnologia de baterias da BNEF e principal autora do relatório, Evelina Stoikou.

Para continuar lendo, visite nosso portal ESS News.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Como o primeiro leilão de reserva de capacidade de 2025 pode impactar a demanda por BESS
15 janeiro 2025 Governo planeja dois leilões para este ano e aumentou o número de produtos que poderão ofertar potência, térmica ou hidrelétrica, no primeiro. Em entr...