Matrix fornece sistema de armazenamento de 1 MWh para Hospital Municipal de Americana

Share

A Matrix Energia, uma plataforma integrada de soluções energéticas, está instalando um sistema armazenamento de energia por baterias com capacidade de 500 kW/1 MWh no Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, em Americana, São Paulo. O BESS (Battery Energy Storage System) garante mais segurança e reduzirá os custos operacionais do hospital.

O projeto inclui também a migração da instituição para o Mercado Livre de Energia (MLE), onde os consumidores de energia podem negociar diretamente com fornecedores para diminuir os seus custos. A combinação do MLE com o sistema de armazenamento de baterias resultará em uma economia de até 20% na conta de luz da instituição. A instalação completa do sistema está prevista para o início de 2025. Todos os componentes do sistema já se encontram no hospital, administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes.

A implantação e operação do sistema BESS será totalmente gerenciada pela Matrix Energia, sem que sejam necessários investimentos por parte da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes ou do Hospital Municipal de Americana. O acordo representa um avanço significativo na busca por soluções sustentáveis, economicamente vantajosas e mais seguras para instituições hospitalares. A autonomia do sistema poderá garantir até 3 horas de autonomia energética em caso de interrupções no fornecimento. Além disso, em situações de maior gravidade, onde o problema na rede elétrica local se prolongue, também é possível gerenciar o uso do equipamento para manter áreas críticas, como as UTIs, operando por mais tempo.

Presidente da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, Dr. Anis Ghattás Mitri Filho explica que entre as razões para a Santa Casa adotar o sistema de armazenamento de baterias é a recorrência de quedas de energia. O sistema garante o fornecimento durante as interrupções e, em casos de instabilidade, a oscilação não prejudica a vida útil dos equipamentos do hospital. “Além disso, temos um custo considerável com aluguel de geradores e o alto consumo de combustível. O intervalo entre a interrupção do fornecimento de energia e o acionamento dos geradores, mitigado pelo BESS, garante o pleno funcionamento de aparelhos essenciais. É uma solução de extrema importância para operações críticas, como a nossa”, explica Anis.

Ao trazer o BESS para o Hospital Municipal de Americana, Anis destaca que essa economia pode ser um exemplo para outras instituições. Como entidade filantrópica e com foco social, o médico conta que a gestão da Santa Casa de Chavantes também começou a entender a importância da sustentabilidade ambiental, que antes parecia algo distante. “Agora percebemos que isso também ajuda a construir um mundo melhor, impactando diretamente a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Isso se tornou um diferencial importante para nós. Aliamos economia de recursos com a segurança dos nossos pacientes”, destaca.

Para Alexandre Gomes, diretor da Unidade de Negócios da Matrix Digital Power, a implantação do sistema no Hospital Municipal de Americana é um marco importante. “Será um dos primeiros hospitais do Brasil que contará com BESS para garantir estabilidade no fornecimento de energia e melhor funcionamento da operação. Com isso, oferecemos não apenas energia limpa e renovável, mas uma nova maneira de relacionamento com a energia, disponível a todo momento. Investimos no potencial transformador do BESS, cobrindo todos os custos de aquisição e instalação”, afirma o executivo.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Fort Atacadista inaugura estacionamento solar grid zero com potência de 714,24 kWp
11 dezembro 2024 Instalado pela Enerzee, o carport conta com 1.152 módulos bifaciais WEG e utiliza toda a energia gerada no local sem exportá-la para a rede da concess...