Líderes fotovoltaicos chineses pedem a Pequim novos mecanismos de precificação de licitações

Share

Da pv magazine Global

A China Photovoltaic Industry Association (CPIA) sediou um simpósio em Pequim em 29 de agosto para discutir mecanismos de precificação de licitações para projetos fotovoltaicos de grande escala.

O evento atraiu a participação de vários departamentos do governo central, incluindo o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT), a Comissão de Supervisão e Administração de Ativos Estatais (SASAC) e a Administração Nacional de Energia (NEA). Grandes grupos estatais de energia, como China Huadian Group, China Datang Corp., China Energy Group, State Power Investment Corp., China Huaneng Group, China Three Gorges Corp. e China National Nuclear Corp. também estavam presentes.

As principais empresas solares também enviaram representantes, incluindo Longi, Trina Solar, JA Solar, JinkoSolar, Canadian Solar, Sungrow e Tongwei.

De acordo com o relatório da CPIA, surgiram preocupações sobre o efeito dos mecanismos de preços de licitação na indústria fotovoltaica. Especificamente, o “corte de preços” durante as licitações contribuiu para um declínio contínuo nos preços dos produtos fotovoltaicos. A reunião teve como objetivo abordar essas questões e explorar possíveis soluções.

O vice-secretário-geral da CPIA, Liu Yiyang, presidiu a reunião. Os palestrantes incluíram Wang Shijiang do MIIT, Mo Xuanchao da SASAC, Yu Can da NEA, Cao Renxian da Sungrow e o presidente da CPIA, e Gao Jifan da Trina Solar.

Os participantes disseram que as perdas atuais da indústria estão prejudicando o desenvolvimento sustentável do setor fotovoltaico. Preços excessivamente baixos prejudicam a qualidade do produto e a entrega para proprietários de usinas de energia a jusante.

Suas recomendações incluíam otimizar o processo de licitação com um sistema de licitação em duas etapas e usar preços médios razoáveis ​​como referências. A CPIA planeja compilar e publicar índices de preço e custo para refletir os preços atuais dos produtos fotovoltaicos e auxiliar nos ajustes de preço.

Os participantes da reunião também pediram aos fabricantes de energia fotovoltaica a enfrentar os desafios do setor eliminando a concorrência prejudicial e se concentrando na inovação, no comprometimento de longo prazo e no sucesso cooperativo.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Helte adquire 40 mil módulos da Sengi e quer impulsionar vendas de módulos nacionais
10 outubro 2024 Para enfrentar concorrência chinesa e mitigar o aumento na tarifa de importação de painéis solares, a distribuidora pretende aumentar a participação d...