Com nova fábrica de disjuntores, Grupo Chint estuda produzir inversores no Brasil

Share

O Grupo Chint anunciou a instalação de sua primeira fábrica na América do Sul, localizada em Itumbiara, Goiás, que comportará toda a produção do ecossistema do grupo. Em uma primeira fase, planta será focada na produção de disjuntores, mas a empresa não descarta a produção de inversores da Chint Power.

A abertura da fábrica em Goiás, resultado de um acordo entre o governador Ronaldo Caiado e os líderes da Chint, marca um novo capítulo na estratégia de expansão da empresa no Brasil e na América Latina. A planta será a primeira unidade de produção do grupo na região, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e a geração de empregos qualificados na região.

A escolha do estado de Goiás se deu pela sinergia de seu potencial com os 20 anos de pesquisa realizados pela Chint para o desenvolvimento de tecnologias verdes eficientes. A empresa percebe na região as condições ideais para o trabalho, e pretende continuar investindo em todo o Brasil.

Durante a Intersolar 2024, a pv magazine conversou com o CEO da Chint Power, Li Jun, que explicou que o investimento no mercado brasileiro é uma estratégia pautada no sucesso crescente da empresa. “Estabelecemos um time no Brasil há dois anos porque acreditamos que o mercado brasileiro é uma parte importantíssima da nossa expansão global. Continuamos investindo na nossa presença no país, e já conseguimos preparar o produto, o time e os parceiros de distribuição como Fortlev, OIW, Odex, Helte, entre outros. Uma das motivações é o crescimento de mais de 200% nas vendas no último ano”.

Ainda que o início da produção seja gradual, o executivo faz questão de demonstrar seu interesse pelas oportunidades no Brasil. “Já investimos cerca de R$ 5 milhões em um novo centro de serviços na cidade de Guarulhos, em São Paulo, além de um escritório na Avenida Paulista que deve atuar em todas as linhas de baixa, média e alta tensão. Nossa expectativa é que este seja o melhor centro de serviços no Brasil, onde nossos clientes e parceiros poderão contar com o apoio de funcionários preparados para dar todo o suporte necessário”, conclui Li Jun.

Estande da Chint Power na Intersolar 2024

Imagem: Chint Power

Parte da linha de inversores de 75 kW, adaptada às condições climáticas do país. Segundo Li, a Chint Power já comercializou mais de 100 mil inversores em todo o Brasil e possui uma linha especialmente projetada para o mercado brasileiro. A linha de inversores de 75 kW, adaptada às condições climáticas do país. Além disso, a empresa oferece equipamentos “zero grid”, que otimizam o consumo de energia solar, facilitando a integração com a rede elétrica.

A empresa também aposta em tecnologias de armazenamento de energia, com soluções para os setores residencial, comercial e industrial. Um produto de destaque da Chint Power são os sistemas BESS (Battery Energy System), sistema de armazenamento projetado para altas demandas de energia, mantendo a estabilidade da frequência e de tensão na rede elétrica. Para Li, o BESS é uma grande aposta para a América Latina.

Os sistemas BESS são a grande aposta da Chint para a América Latina.

Imagem: Chint Power

“O BESS é a maior inovação em soluções de armazenamento. Trouxemos essa tecnologia para a China, Japão, EUA, Europa e Turquia, que são grandes cases de sucesso. Acredito que o Brasil também seja um mercado promissor para o sistema, e já estamos buscando parcerias em toda a América Latina para trabalhar com o BESS”, explica o executivo.

O Grupo Chint atua em uma gama altamente diversificada de soluções de energia solar, fornecendo produtos para a geração, transmissão e distribuição energética. A fábrica da Chint em Goiás é um primeiro passo, e deve começar produzindo componentes menores enquanto a empresa avalia os custos de produção local. A cautela é parte do perfil da chinesa, que zela por sua alta bancabilidade sem renunciar à qualidade dos produtos.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Órigo Energia obtém financiamento de US$ 40 milhões da IFC para 90 MW de geração solar no Brasil
13 dezembro 2024 Os recursos serão usados para a estruturação, implantação, comissionamento e operação dos projetos de geração distribuída de energia solar, de 22 faze...