Tongwei adquire a Runergy

Share

Da pv magazine Global

A Tongwei, fabricante de energia solar verticalmente integrada na China, assinou um “acordo de intenção de aumento de capital” com o produtor de módulos com sede na China Runergy, seus principais acionistas e a empresa estatal chinesa de gestão de investimentos Jiangsu Yueda Group.

O acordo descreve um processo de aquisição em várias etapas. Inicialmente, a Jiangsu Yueda injetará CNY 1 bilhão (US$ 139,7 milhões) na Runergy. A Tongwei realizará a devida diligência, auditoria e avaliação antes de finalizar o aumento de capital, o que implica a aquisição da empresa.

O plano envolve o uso de fundos próprios ou emprestados para investir na Runergy e comprar as ações adquiridas por Jiangsu Yueda também, com o objetivo de garantir pelo menos 51% do patrimônio da Runergy. O custo total de aquisição é limitado a CNY 5 bilhões.

A Runergy, uma grande fabricante independente de células solares, foi classificada entre as três principais fornecedoras globais de células solares de 2020 a 2022 e ficou entre as cinco primeiras em 2023, de acordo com a InfoLink Consulting. Embora a Runergy tenha expandido para setores upstream e downstream, como polissilício, wafers e módulos, as células solares continuam sendo seu negócio principal, respondendo por mais de 99% de sua receita de 2020 a 2022.

A Runergy planejava levantar CNY 4 bilhões por meio de uma oferta pública inicial no Growth Enterprise Market (GEM) da Bolsa de Valores de Shenzhen para financiar a expansão de capacidade e o capital de giro. Apesar da aprovação da Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China (CSRC) em junho de 2023, a empresa não concluiu o processo de listagem dentro do período de validade de um ano.

À luz da queda dos preços e do baixo desempenho no setor fotovoltaico, tanto o governo chinês quanto a Associação da Indústria Fotovoltaica da China (CPIA) incentivaram fusões e aquisições para promover o desenvolvimento mais saudável da indústria.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Um resumo dos lançamentos na Intersolar 2024
06 setembro 2024 Empresas ampliaram ofertas de armazenamento e inversores híbridos, mirando diversas aplicações para consumidores de pequeno e grande porte. Confira al...