Chamada pública de R$ 100 milhões para prédios públicos eficientes inclui geração distribuída

Share

O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou nesta segunda-feira (10/06) o lançamento da Chamada Pública de R$100 milhões para projetos de Energia Zero no Setor Público do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL). Prevista para o segundo semestre deste ano, a iniciativa busca investir na eficientização de edificações existentes por meio de reformas e da instalação de geração distribuída de fonte renovável, como a solar. Serão priorizadas as áreas da educação, saúde e edifícios administrativos nas esferas federal, estadual e municipal.

“O setor de Edificações é responsável por quase metade do consumo de energia elétrica no país, com expectativa de ampliar sua relevância nos próximos anos. “Por isso, precisamos promover a eficiência energética, reduzindo a utilização de recursos ambientais e de energia, o que vai ajudar na descarbonização do setor”, destacou o ministro Alexandre Silveira.

Serão selecionados os projetos com as melhores estratégias de aprimoramento de desempenho energético dos sistemas em uso de forma combinada à inserção de tecnologias de geração de energia renovável local integrada à edificação.

O anúncio foi realizado pelo secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento (SNTEP) do MME, Thiago Barral, no Rio de Janeiro, durante a inauguração do Espaço Near Zero Energy Building (NZEB, sigla em inglês) do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – Cepel. Este espaço faz parte da estratégia para promover a eficiência energética do setor de edificações, contribuindo para a redução da demanda de energia elétrica e resultando em benefícios econômicos, sociais e ambientais.

“A eficiência energética é uma pauta fundamental dentro da transição energética justa e inclusiva. E esta é uma agenda prioritária no nosso governo, na qual contamos com o empenho de todos nesse grande projeto para transformar o Brasil”, reforçou Alexandre Silveira.

 

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.