Armazenamento de bateria em larga escala em ascensão no Chile

Share

Da pv magazine EES News

Três desenvolvedores diferentes anunciaram projetos separados de armazenamento de energia de bateria em larga escala (BESS) localizados junto a fazendas solares no Chile.

A Enel Chile, a subsidiária local da empresa italiana de energia Enel, disse que implantará uma bateria de 67 MW/134 MWh na usina solar El Manzano. O projeto solar com capacidade de 99 MW está localizado na cidade de Tiltil, na província de Chacabuco, região metropolitana de Santiago. A usina solar é implantada em 185 hectares de terra e possui 162.000 painéis monocristalinos bifaciais de 615 W e 610 W.

Em um comunicado à imprensa separado, a empresa portuguesa de EPC CJR Renewable anunciou que foi contratada pela Atlas Renewable, sediada na Irlanda, para construir um BESS de 200 MW/800 MWh. O sistema será pareado com a usina fotovoltaica Sol del Desierto de 244 MW, que está em operação desde 2022 e localizada na cidade de María Elena, na província de Tocopilla, na região de Antofagasta.

A CJR Renewables atuará como a contratada principal para as obras civis e elétricas no projeto que contará com 320 unidades de bateria fornecidas pelo fabricante chinês Sungrow. “Com este projeto, alcançamos 523 MW em instalações de BESS no Chile”, disse Raúl Pérez, gerente de negócios e desenvolvimento da CJR Renewables.

Com 582.930 painéis solares distribuídos em 479 hectares, Sol del Desierto gera cerca de 714 GWh por ano. A usina fotovoltaica tem operado sob um contrato de compra de energia (PPA) de 15 anos assinado entre a Atlas Renewable Energy e a Engie Energía Chile, a unidade chilena da gigante francesa de energia Engie, fornecendo 550 GWh de eletricidade anualmente.

Em outro desenvolvimento separado, a desenvolvedora espanhola Uriel Renovables anunciou que obteve aprovação preliminar para a fazenda solar Quinquimo de 90 MW, localizada junto com uma instalação BESS de 90 MW/200 MWh. A construção deste projeto deve começar em 2025 em uma área localizada 150 km ao norte de Santiago do Chile, na região de Valparaíso.

Para continuar lendo, visite nosso novo site ESS News.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.