AESolar lança painel fotovoltaico com tecnologia inédita resistente a sombreamento

Share

A AE Solar lançou um módulo fotovoltaico projetado para driblar o sombreamento das placas solares, o Smart HSF (hot spot free) 2.0, com objetivo de aumentar o rendimento e a durabilidade da geração solar para diversas aplicações. De acordo com a empresa, o módulo dispensa o uso de otimizadores de potência, é resistente ao sombreamento direto ou parcial, e conta com meias-células de diodos de passagem invisíveis e integradas. Segundo a AESolar, o módulo entregaria 30% a mais de capacidade de produção sob condições de sombreamento.

No Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o país já ultrapassou a marca de 43 GW de potência instalada de geração solar. Mas, dependendo da localidade, a aplicação da tecnologia pode encontrar barreiras físicas, como problemas climáticos ou estruturais. O lançamento da AESolar é uma solução para as áreas com sombras, e promete uma produção maior de energia para obter um custo nivelado da eletricidade (LCOE) menor em condições de sombreamento parcial.

“Quando falamos no uso de energia solar, uma das primeiras imagens que vem à mente é a de um telhado cheio de placas fotovoltaicas, mas nem sempre eles estão 100% expostos ao sol. Elementos diversos podem gerar sombreamento para as placas, desde uma antena, uma caixa d’água ou outras estruturas prediais, até uma simples árvore, e o sombreamento parcial contínuo pode levar à criação de pontos quentes nos painéis, danificando a estrutura e afetando a geração de energia. Pensando em driblar esses possíveis elementos é que criamos o módulo fotovoltaico Smart HSF (hot spot free) 2.0, e estamos muito contentes com o resultado do produto”, comenta Ramon Nuche, diretor da AESolar para a América Latina.

O Smart HSF é um módulo com direção de sombreamento flexível. E, de acordo com a empresa, após diversos testes com diferentes cenários de sombreamento em ambientes internos e externos, o uso do produto resultou em ganho de energia extra de até 49% para sombreamento de célula única, e de até 73% com sombreamento na diagonal.

O módulo monofacial Smart HSF de meias células mono PERC de 182 mm é oferecido nas potências de 395W a 410W, mede 1.721 mm x 1.133 mm x 30 mm e pesa 20,3 kg. Pode ser utilizado em sistemas fotovoltaicos com temperatura operacional entre -40 °C e 85 °C.

A empresa oferece uma garantia de performance de 30 anos (81% de eficiência no último ano) e uma garantia de produto de 15 anos.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.