Recurrent Energy garante financiamento de R$ 343 milhões para projeto solar Jaíba, de 152 MW

Share

A Recurrent Energy, desenvolvedora global e proprietária de ativos de armazenamento solar e de energia, anunciou na segunda-feira (15/04) que garantiu R$ 343 milhões em financiamento de projeto do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para a usina solar Jaiba III, de 152 MWp, em Minas Gerais.

A usina será financiada ao longo de um período de 22 anos, abrangendo as fases de construção e operação. Vinculada ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), a dívida corrigida pela inflação permitirá um melhor alinhamento de capitais e recursos com a economia brasileira, informou a empresa em nota.

A Recurrent garantiu um contrato de compra de energia (PPA) de 15 anos, ajustado pela inflação, para Jaíba III por meio de um leilão privado com a Usiminas, a principal empresa de aços planos do Brasil. Atualmente em construção, o projeto emprega cerca de 900 pessoas e deverá estar em operação no quarto trimestre de 2024. Jaiba III conta com módulos BiHiKu de alta eficiência da Canadian Solar e deslocará aproximadamente 150.000 toneladas de dióxido de carbono anualmente.

“Temos o prazer de estender nossa parceria de longa data com o BNB. O compromisso constante do Brasil com iniciativas sustentáveis do setor público para infraestrutura de energia solar limpa e acessível solidificou sua posição como o maior mercado de energia renovável em América Latina. A participação duradoura do BNB em nosso portfólio solar reforça nossa confiança no potencial de longo prazo do setor de energia renovável do Brasil”, disse o CEO da Recurrent Energy, Ismael Guerrero.

Em novembro, a companhia também anunciou a obtenção de financiamento para o projeto Ciranda, de 300 MW, em Pernambuco, que fornecerá energia para a Copel também através de um contrato de 15 anos no mercado livre.

A Recurrent, do grupo Canadian Solar, possui ou opera aproximadamente 2 GWp de projetos solares em toda a América Latina. Esses projetos estão em operação ou planejados para atingir a data de operação comercial em 2024. Com escritórios em Bogotá, Cidade do México, Santiago e São Paulo, a Recurrent mantém um pipeline de desenvolvimento ativo de 5 GWp de projetos solares e 2 GWh de projetos de armazenamento na América Latina.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

300 mil empregos ameaçados no setor solar devido a restrições de conexão, aponta MSL
29 novembro 2024 Para mitigar esse problema, a associação vem apostando na formação de frentes estaduais que atuam junto aos parlamentares de cada estado, dando cobert...