BYD fornece serviço de full EPC para 26,5 MW de solar para a Raízen Gera Desenvolvedora

Share

A BYD firmou parceria com a Raízen Gera Desenvolvedora, joint venture entre a Raízen e o Grupo Gera dedicada a projetos de geração distribuída, para ampliar a capacidade de geração de energia limpa. A aliança envolve a expertise da BYD em Full EPC (Engenharia, Compras e Construção, em português) e o fornecimento dos módulos solares da marca para nove plantas fotovoltaicas de geração distribuída. Além disso, a empresa também anunciou na última sexta-feira, 22/03, novos carregadores veiculares e o aplicativo BYD Recharge, um white label da Tupinambá, empresa especializada em tecnologia de recarga.

As usinas  estão distribuídas em Betânia, Boa Viagem e Amontada, no Ceará; Fazenda São João e Goytacazes, no Rio de Janeiro; Ceará Mirim, no Rio Grande do Norte; e Santarém, no Pará. Já em construção, as plantas devem começar a gerar energia em maio. Com um pico representativo de potência, a capacidade total do projeto é de 26,5 MW, o que corresponde ao abastecimento mensal de energia de 5.500 residências, considerando um gasto médio por unidade consumidora de 600 kWh/mês.

A BYD centralizou o serviço Full EPC com estudos, dimensionamento da demanda, processos de engenharia executiva, planejamento de aquisição, implantação, execução e gerenciamento das plantas da Raízen Gera Desenvolvedora.

A geração de energia das usinas solares será injetada na rede elétrica e compartilhada com redes de negócios próprios e de parceiros da Raízen a partir da geração de créditos concedidos pela própria distribuidora local, que proporcionam uma economia nas faturas de energia.

Em fevereiro, a BYD e a Raízen Power anunciaram uma parceria em mobilidade elétrica que inclui a construção de hubs de recarga elétrica com solução Shell Recharge em oito capitais, nos próximos três anos.

Novas soluções para carregamentos de veículos elétricos

“É fundamental investirmos e incentivarmos a melhoria da infraestrutura de carregamento para ampliar o acesso aos carros elétricos. O Brasil é um país de dimensões continentais e devemos espalhar a estrutura de recarga em todas as regiões e os carregadores da BYD vão ajudar a atingir esse objetivo” afirma o presidente da BYD Brasil, Tyler Li.

A BYD  apresentou carregadores rápidos e ultrarrápidos dando início a uma nova modalidade de vendas e negócios. A linha conta com dois carregadores – o CA (corrente alternada), de 7 kW e 22 kW, e os modelos CC (corrente contínua) de 60 kW, 120 kW, 150 kW, 180 kW, além do Grid Zero, de até 210 kW, modelo que utiliza a tecnologia das baterias BYD para ser mais segura, confiável e eficiente. Os modelos serão comercializados em duas linhas de mercado, residenciais e públicas.

O Grid Zero, é um modelo de ultra tecnologia que tem um consumo mais equilibrado de energia, aliviando a rede, diferentemente dos outros carregadores rápidos, que absorvem energia de forma muito acentuada. Apesar de conseguir uma velocidade de recarga de 210 kW, ele consome até 60 kW da rede. Quando não estiver sendo usado, o carregador Grid Zero armazena a energia na bateria. Assim, ao carregar um veículo, é usada parte da energia da rede e parte da bateria.

“No Brasil, o maior desafio para o recarregamento rápido é a infraestrutura de rede. Esses produtos chegam para facilitar e ajudar a solucionar esse tipo de problema. Assim, mesmo em locais mais distantes, é possível a instalação de um recarregador ultrarrápido ligado a uma bateria de armazenamento”, explica o gerente sênior de P&D da BYD Energy, Rodrigo Garcia.

Novo app e ampliação da rede de recarga

A BYD também anunciou o aplicativo BYD Recharge que possibilitará ao motorista acesso a mais de 2.800 pontos de recarga localizados em todo o território nacional e poderá fazer o pagamento pela plataforma.

Outra ação que reafirma o investimento da BYD nesse segmento é a parceria com a Raízen Power, marca dedicada às soluções de energia elétrica renovável da Raízen e licenciada da rede Shell Recharge no Brasil, Argentina e Paraguai.

Anunciada recentemente, a aliança entre as empresas irá inaugurar 30 hubs dedicados à recarga elétrica com a solução Shell Recharge em oito capitais do Brasil, com energia 100% limpa e renovável nos próximos três anos. Serão aproximadamente 600 novos pontos de recarga DC, que somam mais 18 MW de potência instalada, em âmbito nacional.

Os espaços começarão a ser implementados este ano nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Belém (PA). As empresas preveem ainda uma oferta competitiva de serviços de recarga para motoristas BYD na rede Shell Recharge e energia renovável para seus concessionários.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.