Região Sudeste concentra 9,1 GW de potência instalada de micro e minigeração distribuída

Share

A produção da própria energia pelo consumidor através de sistema de mini e microgeração alcançou a marca de 27 GW, sendo a região sudeste sozinha responsável por 9,1 GW desta produção. São 825 mil sistemas instalados que geram créditos de energia para mais de 12 milhão de unidades consumidoras em 1.668 municípios nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

São Paulo e Minas Gerais continuam competindo pela liderança no ranking nacional de capacidade acumulada, com 3,76 GW e 3,67 GW, respectivamente. São Paulo sozinho adicionou mais de 1 GW de geração distribuída em 2024.

A redução do custo dos equipamentos é um dos fatores impulsionando o crescimento da modalidade no Brasil. 

Segundo a consultoria Greener, o preço médio desse tipo de painel caiu mais de 40% em 2023, o que ajudou a manter o mercado aquecido, mesmo com mudanças na legislação, como a entrada em vigor da cobrança pelo uso da rede de distribuição, e o período pós-eleitoral. 

Além da economia na conta de energia elétrica, o consumidor encontrou uma forma de investir mais em uma fonte renovável de energia, bem como um payback mais vantajoso, ou seja, um período para recuperar o valor do investimento menor.

“Estamos analisando um cenário no qual o consumidor está buscando alternativas para fugir da elevada tarifa de energia, da queda no preço de equipamentos fotovoltaicos e a redução de juros, além da oferta de crédito e demais regulamentações. Então o resultado é maior procura por energias renováveis, que unem sustentabilidade e economia, sendo um ótimo investimento para os que aderem e oportunidade de negócio para os envolvidos”, pontua Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos, organizadora do 22º Fórum Regional de Geração Distribuída da Região Sudeste – Fórum GD Sudeste. 

O tema sobre crescimento da GD na região e também seus gargalos e novas tecnologias, inclusive, será um dos debatidos durante o evento, que acontecerá na próxima semana em São Paulo. 

Confirmado para os dias 06 e 07 de março, o Fórum acontecerá no hotel Villa Blue Tree, no Jardim Caravelas, das 8h às 18h. Também integrará todas as cadeias econômicas do segmento GD, fornecedores, empresários, vendedores, investidores e especialistas durante os dois dias de evento. A expectativa da organização, por sua vez, é de movimentar mais de R$300 milhões em negócios. 

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.