Instalação do Dia: Módulos bifaciais como cobertura em residência e comércio de Osasco (SP)

Share

No bairro Vila Yolanda, em Osasco, região metropolitana da capital paulista, um empresário buscava uma cobertura externa para comportar a área de lazer da residência e, ao mesmo tempo, aproveitar as vantagens econômicas e ambientais que um sistema de energia solar oferece. A empresa integradora contratada para o projeto foi a Lipsolar, localizada no mesmo município, e partir da instalação do sistema de 4,92 kWp, a loja de ferragens do empresário recebe os créditos de energia e a conta de luz teve uma redução significativa R$ 500 por mês, em média, ou R$ 6 mil de economia anual.

A ideia então foi aproveitar a instalação da cobertura externa para a geração de energia fotovoltaica. O CEO da Lipsolar, Felipe Azevedo, conta que “foi necessário realizar um laudo técnico estrutural de engenharia civil e mecânica para assegurar que a estrutura metálica personalizada suportaria os módulos fotovoltaicos, tanto pela questão do peso, quanto em relação a incidência de ventos. Por isso encomendamos a estrutura a um serralheiro, projetada exclusivamente para receber os 12 módulos fotovoltaicos bifaciais, que podem gerar 15% a mais de energia”, conta.

Os módulos fotovoltaicos bifaciais podem ser utilizados como elementos arquitetônicos. Além de fornecer aumento da produção de energia, os modelos bifaciais apresentam diversas outras vantagens como maior segurança, resistência à água, melhor temperatura de operação e durabilidade, maior garantia, menor degradação e valor estético. Mesmo em telhados, a energia fotovoltaica bifacial em telhados pode proporcionar ganhos de rendimento energético de até 22,6%.

Equipamentos utilizados no sistema fotovoltaico com potência de 4,92kWp

  • 1 inversor Fronius de 4 kW;
  • 12 módulos Trina Solar bifacial de 410 W;
  • Estrutura metálica personalizada

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.