Preços do wafer solar momentaneamente estáveis, mascarando a turbulência da consolidação da indústria

Share

Da pv magazine Global

Os preços do Wafer FOB China apresentaram tendência estável esta semana devido à atividade comercial limitada durante o feriado do Ano Novo Lunar. Os preços dos wafers Mono PERC M10 e G12 permanecem estáveis em US$ 0,246 por peça (pc) e US$ 0,357/pc, respectivamente, sem qualquer alteração em relação à semana passada.

O fato de a oferta de wafers superar em muito a procura a jusante (“downstream”) explica por que os preços dos wafers têm permanecido estáveis nas últimas quatro semanas, mesmo que o preço do polissilício na China tenha aumentado um pouco, explicou uma fonte a montante.

A OPIS descobriu, através da sua pesquisa de mercado, que os fabricantes a jusante fizeram cortes de produção significativos desde fevereiro, e espera-se que a produção de células da China em fevereiro seja apenas entre 35 GW e 40 GW. No entanto, de acordo com a Associação da Indústria de Metais Não Ferrosos da Indústria do Silício da China, a produção de wafers em fevereiro na China seria de aproximadamente 55 GW. O órgão comercial também observou que não houve um declínio perceptível nas taxas de operação do mercado de wafer.

“Em fevereiro, o estoque de wafers poderá aumentar rapidamente”, disse um observador do mercado à OPIS.

Um participante do mercado vê as perspectivas para o mercado de wafers de curto prazo como sombrias, afirmando que a ligação entre a oferta e a procura governará os preços dos wafers. Dado que a produção de wafers tem sido consistentemente forte até agora, a fonte informou que é importante monitorar se os fabricantes de wafers terão que reduzir significativamente a produção de wafers no final de fevereiro.

Enquanto isso, um especialista em polissilício ofereceu um sinal relativamente otimista: os produtores de células podem acelerar suas compras de wafers porque normalmente há um aumento na demanda do usuário final em todo o mundo a partir de março. A fonte prevê que, nesse ponto, o preço dos wafers poderá subir ou pelo menos se estabilizar.

Houve vários casos de cancelamentos ou atrasos nos projetos anunciados de fabricação de energia solar nos últimos dois meses. A produtora de wafer da China, Beijing JYT Corporation, anunciou em 26 de dezembro que adiaria o tempo de produção de um projeto de lingotes e wafer de 22 GW na base de Leshan do plano original de janeiro de 2024 para dezembro de 2024, em parte devido à intensificação da concorrência no wafer mercado de fabricação e flutuações significativas nos preços dos wafers.

O fabricante chinês de energia solar, Mubang High-tech Co., LTD., anunciou em 8 de fevereiro que a implementação de sua nova instalação de wafers tipo n de 5 GW por ano em Tongling, Anhui, acarreta um risco de encerramento do projeto devido a fontes de financiamento incertas.

Embora estes desenvolvimentos possam parecer negativos, são um movimento positivo para a indústria, uma vez que a consolidação se torna necessária, de acordo com um observador do mercado. As empresas com as melhores estratégias sobreviverão a esta ronda de consolidação da indústria e promoverão um ecossistema melhorado de produção solar, acrescentou a fonte.

Outra fonte concordou, afirmando que a próxima fase do negócio de produção solar, que atualmente está a funcionar com prejuízo geral, é remover a capacidade de produção obsoleta e redundante. “Qualquer aumento ou estabilidade de preços antes disso pode ser apenas temporário”, acrescentou a fonte.

OPIS, uma empresa Dow Jones, fornece preços de energia, notícias, dados e análises sobre gasolina, diesel, combustível de aviação, GLP/LGN, carvão, metais e produtos químicos, bem como combustíveis renováveis e commodities ambientais. Ela adquiriu ativos de dados de preços da Singapore Solar Exchange em 2022 e agora publica o OPIS APAC Solar Weekly Report.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.