Preços do polissilício na China caem 51,8% ano a ano em meio ao excesso de oferta

Preços do polissilício na China caem 51,8%

Share

Da pv magazine Global

A China Mono Grade, a avaliação de referência da OPIS para os preços do polissilício no país, caiu para CNY60,25 (US$ 8,40)/kg) em 16 de janeiro, queda de 51,8% ano a ano em meio a um crescente excesso de oferta.

O sentimento geral do mercado permaneceu pessimista, com muitos participantes esperando novos cortes de preços antes das festividades do Ano Novo Lunar, no início de fevereiro. Os preços do polissilício estavam na faixa de CNY54-65/kg, a OPIS apurou durante sua pesquisa semanal de mercado.

A China produziu um total de 1,45 milhão de toneladas de polissilício em 2023, um aumento de 81,4% ano a ano, mostraram dados da China’s Silicon Industry Association (Associação da Indústria do Silício da China). Os níveis de estoque atuais ficaram em 60.000 MT e a produção de janeiro deve chegar a 170.000 MT, de acordo com a Associação da Indústria do Silício da China.

Os participantes do mercado não esperam que esses estoques se esgotem tão cedo, pois algumas empresas já haviam adquirido cargas de janeiro e início de fevereiro e disseram que há espaço para que os preços caiam ainda mais nas próximas semanas.

O recente aumento nos preços do wafer, decorrente da tentativa dos fabricantes de wafer de recuperar as perdas dos meses anteriores, não deve dar qualquer suporte aos ganhos de preços do polissilício, já que a demanda por wafer ainda não se recuperou totalmente.

Enquanto isso, o Global Polysilicon Marker (GPM), a referência OPIS para polissilício fora da China, foi avaliado em US$ 26,063/kg em 16 de janeiro, queda de 30,7% ano a ano, acompanhando as quedas de preços no mercado chinês, mostraram dados do OPIS.

A OPIS, uma empresa da Dow Jones, fornece preços de energia, notícias, dados e análises sobre gasolina, diesel, querosene de aviação, GLP/LGN, carvão, metais e produtos químicos, bem como combustíveis renováveis e commodities ambientais. Ela adquiriu ativos de dados de preços da Singapore Solar Exchange em 2022 e agora publica o OPIS APAC Solar Weekly Report.

 

Os pontos de vista e opiniões expressos neste artigo são dos próprios autores, e não refletem necessariamente os defendidos pela pv magazine.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Greener aponta oportunidades em novos serviços para além da instalação fotovoltaica
03 dezembro 2024 Até 30% de economia no ACL e 1,4 milhão de VEs previstos até 2030 são algumas das oportunidades listadas pela consultoria como chances para os integra...