NeoSolar projeta aumento de 40% na receita e diversifica negócios para 2024

Share

A NeoSolar, distribuidora de soluções fotovoltaicas Off Grid e com 13 anos de mercado, cresceu 30% em faturamento no ano passado, mesmo diante do cenário desafiador. Os principais destaques da empresa foram os projetos Off Grid ligados a programas de acesso à energia do governo federal, como o Luz Para Todos e, na categoria de produtos, os kits híbridos e baterias de lítio também também impulsionaram o crescimento. Para 2024, a NeoSolar projeta aumento de 40% na receita e na diversificação de produtos em ascenção.

Diante das mudanças regulatórias e alguns indicadores econômicos, a tendência do ano até poderia ser de queda de receita. Por isso valorizamos muito o crescimento que conseguimos, que foi resultado da diversificação de unidades de negócio que construímos ao longo de toda a nossa história”,

O crescimento nas baterias de lítio nos animou, tanto pela questão comercial, quanto por ser uma área de nosso interesse, que terá um destaque também no crescimento de 2024, à medida em que essa tecnologia ganha cada vez mais força”, comenta o sócio-fundador da NeoSolar, Raphael Pintão.

Perspectivas para 2024

A expectativa da NeoSolar para 2024 não poderia ser diferente: as perspectivas são de um ano ainda mais promissor, com novos investimentos e ampliação dos negócios. Para isso, a empresa planeja aumentar o portfólio, e espera o crescimento sobretudo do mercado de baterias de lítio dentro da energia solar, além de uma maior participação em projetos governamentais de acesso à energia.

“Será um ano importante para as baterias de lítio e queremos acompanhar a tendência dos sistemas híbridos, sem esquecer da nossa participação significativa em programas de acesso à energia do governo federal e forte presença no Off Grid. Além disso, é claro, também temos grandes expectativas na retomada do crescimento da Geração Distribuída, que oscilou bastante no ano passado”, projeta o executivo.

“Estamos acompanhando de perto não só as movimentações do mercado, mas também decisões mais amplas que influenciam todo o setor, como a revisão de questões tributárias e outros aspectos”, complementa.

Levando energia a locais remotos

Imagem: Divulgação NeoSolar
Interior de casa abastecida por um sistema off grid fornecido pela NeoSolar.

Imagem: Divulgação NeoSolar

Dentro do segmento Off Grid, a NeoSolar tem ampliado nos últimos anos a participação em projetos do governo, como o Luz Para Todos, que leva eletricidade a regiões remotas. Em cinco anos, a empresa já participou da construção de 60 mil sistemas, com impacto direto na vida de 240 mil pessoas, principalmente populações ribeirinhas do Amazonas, Pará, Maranhão, Amapá e Piauí; a expectativa é atender a mais de 1 milhão de brasileiros nos próximos anos.

“Só na Ilha do Marajó, no Pará, foram cerca de 30 mil sistemas instalados. O impacto local é muito grande, de diversas maneiras. Não é só o fato de as pessoas poderem ter uma geladeira ou TV em casa. São postos de saúde e escolas que passam a funcionar a partir da chegada da energia. E ainda podemos registrar as vantagens para o meio ambiente, com a utilização de uma fonte limpa – no caso, a solar”, explica o sócio-fundador da NeoSolar, Pedro Pintão.

Aposta em bombas solares

No ano passado, a NeoSolar apresentou ao mercado brasileiro suas bombas solares ZTROON, ideais para diversas aplicações Off Grid, como agricultura, pecuária e abastecimento em regiões sem acesso à energia elétrica convencional. Este ano, o objetivo é alcançar a consolidação destes produtos no mercado.

Para isso, a aposta é  na variedade da linha, já que os equipamentos estão disponíveis em quatro tipos (centrífugas, helicoidais, híbridas e de superfície), com 12 diferentes modelos e a exemplo dos inversores de onda senoidal pura, também são distribuídos pela NeoSolar, que oferece ainda peças de reposição e assistência técnica especializada.

Governança e ampliação do e-commerce

Em 2023, um marco importante para a NeoSolar foi a conquista da certificação nível AAA da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), na categoria “Empresas importadoras/distribuidoras de produtos fotovoltaicos”. A companhia foi a primeira do estado de São Paulo e uma das nove de todo o país a garantir o reconhecimento que atesta, por meio de requisitos e auditoria, a governança e a excelência para a execução de determinados serviços ou para o fornecimento de produtos.

“Investimos em digitalização e modernização da empresa. Este ano fizemos mudanças importantes no nosso e-commerce, lançamos um novo portal B2B para melhor atender aos clientes e consolidamos nossa operação de assistência técnica, muito importante para fornecedores e clientes. Ainda celebramos a retomada dos cursos presenciais e, mais uma vez, a participação na Intersolar South America, principal evento do setor de energia solar da América Latina”, afirma o CEO.

Ao longo do ano, um dos focos estratégicos da NeoSolar também foi direcionado a ações ligadas à governança, que resultou em conquistas importantes como o certificado emitido pela Great Place to Work (GPTW), consultoria global que reconhece os melhores ambientes de trabalho em mais de 90 países ao redor do mundo. Em pesquisa respondida pelos próprios colaboradores, de forma sigilosa, a NeoSolar obteve um índice acima da média nacional em temas como respeito, credibilidade, orgulho, imparcialidade e camaradagem. Dentro do mercado de energia, a empresa também foi destaque, classificada no top 20 nacional.

Veículos elétricos

Seguindo o forte crescimento do setor brasileiro de mobilidade elétrica, a NeoCharge, unidade da NeoSolar dedicada a veículos elétricos e referência em soluções para recarga, também celebrou um ano de expansão em 2023, com destaque para o ritmo acelerado de crescimento no segundo semestre, quando o faturamento foi 65% superior ao do primeiro.

Para este ano, a expectativa é ainda mais promissora, por conta da previsão de alguns lançamentos como a linha de Smart Wallbox e de carregadores portáteis, que serão a grande novidade no mercado brasileiro. A empresa projeta um crescimento de 200% no faturamento e, para isso, vai investir na oferta de hardware, plataforma de gestão e na prestação de serviços.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Órigo Energia obtém financiamento de US$ 40 milhões da IFC para 90 MW de geração solar no Brasil
13 dezembro 2024 Os recursos serão usados para a estruturação, implantação, comissionamento e operação dos projetos de geração distribuída de energia solar, de 22 faze...