Comerc inaugura Complexo Solar Hélio Valgas, de 662 MWp

Share

A Comerc Energia inaugurou o Complexo Solar Hélio Valgas, localizado em Várzea da Palma, Minas Gerais, com 662 MWp de capacidade instalada. De acordo com informações do Ministério de Minas e Energia, é a quinta maior usina de energia fotovoltaica do Brasil.

A construção demandou um investimento de R$ 2 bilhões. O complexo dedicará “quase a totalidade” de sua capacidade produtiva para atender a demanda da Liasa, companhia nacional e uma das maiores produtoras de Silício Metálico da América Latina.

O novo empreendimento tem potência equivalente ao consumo de 800 mil residências ou cerca de 3 milhões de pessoas. A usina Hélio Valgas está instalada em uma área de 1.154 hectares, o equivalente a 1.650 campos de futebol.

Durante o evento, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, falou sobre o potencial do Brasil em três áreas fundamentais: segurança alimentar, segurança energética e clima. Para Alckmin, o país é um dos grandes players nesses segmentos.

“É preciso descarbonizar. O mundo inteiro está empenhado. Aí entra o Brasil como grande protagonista da questão climática. Vamos trocar o carbono pelo hidrogênio, mas esse hidrogênio vai ser retirado de onde? Da água, por exemplo. Como? Só pode ser com energia renovável”, pontuou Alckmin.

 

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.