Comerc inaugura Complexo Solar Hélio Valgas, de 662 MWp

Share

A Comerc Energia inaugurou o Complexo Solar Hélio Valgas, localizado em Várzea da Palma, Minas Gerais, com 662 MWp de capacidade instalada. De acordo com informações do Ministério de Minas e Energia, é a quinta maior usina de energia fotovoltaica do Brasil.

A construção demandou um investimento de R$ 2 bilhões. O complexo dedicará “quase a totalidade” de sua capacidade produtiva para atender a demanda da Liasa, companhia nacional e uma das maiores produtoras de Silício Metálico da América Latina.

O novo empreendimento tem potência equivalente ao consumo de 800 mil residências ou cerca de 3 milhões de pessoas. A usina Hélio Valgas está instalada em uma área de 1.154 hectares, o equivalente a 1.650 campos de futebol.

Durante o evento, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, falou sobre o potencial do Brasil em três áreas fundamentais: segurança alimentar, segurança energética e clima. Para Alckmin, o país é um dos grandes players nesses segmentos.

“É preciso descarbonizar. O mundo inteiro está empenhado. Aí entra o Brasil como grande protagonista da questão climática. Vamos trocar o carbono pelo hidrogênio, mas esse hidrogênio vai ser retirado de onde? Da água, por exemplo. Como? Só pode ser com energia renovável”, pontuou Alckmin.

 

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

O armazenamento de baterias na Espanha pode se tornar inviável acima de 32 GWh
22 janeiro 2026 Cientistas da Universidade de Sevilha desenvolveram modelos de otimização em tempo real que mostram que o armazenamento de eletricidade na Espanha pod...