Solar no Agro: BYD lança solução integrada para agronegócio

Share

A BYD Energy está mirando o agronegócio com a oferta de uma solução integrada de energia com módulos fotovoltaicos, sistemas de armazenamento em baterias e caminhões elétricos. “Muitas vezes o produtor rural não consegue aumentar a produção por não ter energia disponível ou porque o custo de aumentar a demanda e o uso da rede é muito alto. Com painel e bateria, podemos ofertar uma economia de até 99,5% de custo de energia”, disse o gerente comercial de Negócios Agro da BYD Energy, Edson Pozzobon, à pv magazine.

Além disso, ele acrescenta, a oferta integrada de soluções  pode incluir os caminhões elétricos da companhia, substituindo a frota a diesel dos produtores. Esses agricultores poderiam adicionalmente obter selos de produção sem emissão de CO2, ou com emissão reduzida.

“Com a entrega de painel, inversores, baterias, ofertamos uma solução única. Frequentemente os projetos usam equipamentos de distintos fabricantes, criando um ‘Frankenstein’. Isso é um problema no país, principalmente para estabelecer a conexão entre os equipamentos”, comenta Pozzobon.

Módulos agrovoltaicos

A empresa lançou na Intersolar deste ano seus módulos agrovoltaicos (APV), produzido e desenvolvido pela equipe de P&D da empresa no Brasil. Chamados Bem-te-vi, os módulos têm potência nominal de 340 W a 355 W e pesam 24 kg. Conectando 36 meias células MONO PERC com eficiência de até 23%, os módulos são single glass bifaciais com tecnologia MBB e têm eficiência de até 16,33%. Os painéis podem compor estufas ou cercados, otimizando o uso do espaço e permitindo a passagem da luz para as culturas.

Além de serem bifaciais, o espaçamento entre as células do módulo garantem uma claridade maior nas áreas cobertas pelos equipamentos. “O equipamento é voltado para aplicação agrovoltaica. Mas não se limita a isso, podendo ser integrado na arquitetura”, diz Pozzobon.

De acordo com Pozzobon, uma das principais inovações do painel é o uso do backsheet traseiro transparente que garante a característica do painel de deixar passar a luz solar. Os equipamentos serão utilizados no projeto agrovoltaico de 100 kW que o grupo de pesquisa Fotovoltaica UFSC está desenvolvendo. Os módulos têm 12 anos de garantia de fabricação e 25 anos de garantia de performance.

Canais de venda

Para ofertar a solução integrada para o agronegócio, uma abordagem recente na empresa, a BYD está em contato com cooperativas agrícolas, empresas do setor, como fabricantes de grandes equipamentos, e sindicatos.

A geração solar pode ser utilizada em diversas aplicações no agronegócio. E os produtores rurais, que têm acesso a linhas de financiamento incentivado, terão um incentivo a mais para investir em geração própria de energia, com o fim de descontos tarifários a partir de 2024.

Confira os artigos do especial Solar no Agronegócio:

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Estudantes paranaenses vencem olimpíada com projeto de limpeza de rios urbanos com energia solar
17 setembro 2025 Quatro alunas da 2ª série do Ensino Médio desenvolveram um protótipo para reduzir a poluição hídrica por meio da limpeza de rios urbanos utilizando ec...