Minas Gerais gerou 35% de toda energia de usinas centralizadas em agosto

Share

Minas Gerais, que se mantém no topo do ranking dos maiores produtores de energia solar do Brasil, encerrou agosto com o maior volume de energia gerado na história do estado. De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), as quase 90 fazendas solares que fornecem eletricidade para o Sistema Interligado Nacional (SIN) entregaram 895 MW médios à rede no mês de agosto, volume que representa um aumento de 3,6 vezes na comparação com o mesmo período do ano passado.

O montante equivale a 35% de toda a energia solar fotovoltaica gerada pelo país em agosto. Esse cenário coloca o estado numa posição muito estratégica para ajudar o Brasil a desenvolver ainda mais o segmento solar e avançar na transição energética.

Segundo dados da CCEE, só neste ano 16 novas fazendas solares entraram em operação comercial no estado mineiro e incrementaram mais de 640 MW de potência na rede. Uma delas, considerada o maior complexo de energia solar do Brasil, empreendimento da canadense Elera Renováveis, iniciou as atividades em julho, no município de Janaúba, no norte de Minas.

No acumulado, o estado tem 3,5 GW de capacidade de geração solar centralizada em operação. Minas Gerais conta ainda com 40 GW de projetos de geração solar centralizada outorgados pela Aneel.

O estado também é um dos líderes em geração solar distribuída, com 3,1 GW instalados – e tem mais 4,5 GW em sistemas com pedidos de conexão sendo analisados pela Cemig.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Chamada da Aneel recebe propostas para 19 plantas piloto de hidrogênio que somam 100 MW
19 julho 2024 O valor previsto de investimento, considerando as 24 propostas, incluindo além das plantas a produção de equipamentos, é de R$ 2,7 bilhões, o que repr...