CCEE e Dcide divulgarão curva de preços futura

Lemon anuncia energia por assinatura para condomínios

Share

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Dcide assinaram um Memorando de Entendimentos que permite a divulgação para todos os agentes das curvas de preços futuros de energia calculadas pela empresa para o mês atual e os seis meses de suprimento futuros, também chamadas de curvas forward, que são usadas atualmente para marcação-ao-mercado e gestão de riscos. Após implementação da nova abordagem de monitoramento prudencial no setor, os associados terão acesso contínuo aos dados, que servirão como parâmetro para a apuração do nível de alavancagem das empresas que comercializam energia no Brasil.

“Nossa colaboração com a Dcide tem o propósito maior de trazer transparência para os procedimentos que propusemos para expandir a segurança financeira e operacional do setor elétrico. Queremos garantir que qualquer interessado possa reproduzir os cálculos de risco que serão realizados pela CCEE no futuro, porque só será possível avançarmos nessa pauta com a participação direta do mercado”, diz o conselheiro da Câmara, Eduardo Rossi.

Já o diretor geral da DCIDE, Patrick Hansen, afirma que a empresa “tem atuado junto ao mercado desde seu início e o Pool de preços que gerenciamos tem sido um caso de imenso sucesso de como iniciativas colaborativas de mercado podem ser muito bem-vindas para robustecer o setor. Como reconhecemos que o amadurecimento do setor caminha muito próximo das boas práticas em gestão de risco ficamos felizes em contribuir com essa pequena parte de nossas informações de preços porque boas diretrizes de comercialização melhoram o ambiente como um todo tornando-o ainda mais sustentável e vigoroso.”.

A curva forward para o mês atual e para os próximos seis meses de suprimento ficará disponível para quem ingressar no novo sistema de monitoramento da CCEE, assim que for lançado. A plataforma será utilizada para calcular os níveis de alavancagem presentes no setor e possibilitar uma visão antecipada de riscos e eventuais ações de mitigação.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.