Força área brasileira inaugura microrrede inteligente em Alcântara

Share

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no Maranhão, inaugurou neste mês uma microrrede de energia elétrica inteligente, coma qual espera redução de aproximadamente 40% no consumo mensal de energia da organização. O projeto foi desenvolvido por iniciativa da Agência Espacial Brasileira (AEB), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do Comando da Aeronáutica (Comaer) e do Grupo Equatorial Energia, tendo como parceiro tecnológico a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A microrrede é composta por 2.832 painéis solares de 445 Wp, perfazendo uma usina fotovoltaica de 1,25 MWp, capaz de produzir 1.823 MWh anualmente. Além disso, conta com um sistema de armazenamento em baterias de íons-lítio, com capacidade de armazenamento de 1 MWh. Sua interconexão automática permite a utilização de quatro fontes de energia distintas, segundo João Caracas, superintendente da Enova, subsidiária de geração distribuída do grupo Equatorial.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Chamada da Aneel recebe propostas para 19 plantas piloto de hidrogênio que somam 100 MW
19 julho 2024 O valor previsto de investimento, considerando as 24 propostas, incluindo além das plantas a produção de equipamentos, é de R$ 2,7 bilhões, o que repr...