Membrana reflexiva para aumentar o albedo e produção de energia em módulos bifaciais

Share

Da pv magazine Global

O Thrace Group, da Grécia, desenvolveu um material que supostamente aumenta o albedo da superfície abaixo de uma instalação fotovoltaica e o rendimento energético de projetos bifaciais em pelo menos 5%.

O fabricante de soluções de embalagem reivindica um ganho mínimo para configurações de planta com módulos montados em estacas fixas, com folga de 0,8 metros entre as fileiras de módulos e inclinação de 20 graus. Alega ainda ganhos bifaciais de até 40%, que podem variar dependendo da configuração da usina solar.

O Helios Reflect System (HRS) “combina uma camada de supressão de ervas daninhas para controlar a flora de ervas daninhas e preservar os benefícios do uso de módulos bifaciais com uma camada de aprimoramento de albedo que maximiza a irradiação solar recebida pela parte traseira dos módulos fotovoltaicos”, disse o gerente de marketing e vendas da divisão de plásticos do Thrace Group, George Papagiannis, à pv magazine.

A camada superior é feita de resinas de polipropileno, conferindo-lhe propriedades retardadoras de chama, enquanto a membrana permeável preserva a biodiversidade do solo e o teor de umidade, permitindo a restauração completa do solo depois de removido. O material é durável, reutilizável e reciclável no final de sua vida útil, com a camada superior durando mais de cinco anos e a camada inferior durando cerca de 10, de acordo com Papagiannis.

O Thrace Group instalou a solução em duas usinas fotovoltaicas bifaciais de 1 MW em Xanthi, norte da Grécia, e comparou as medições com uma instalação de controle de 1 MW na mesma área durante um ano.

As instalações HRS mostraram um aumento de 69% na refletância de albedo e um aumento de ganho bifacial de 12% para 17%. A produção de eletricidade atribuída à parte traseira dos módulos bifaciais aumentou em pelo menos 42%, resultando em um aumento total do rendimento energético de pelo menos 4,5%, de acordo com o Thrace Group.

“Cabe às partes interessadas de um projeto fotovoltaico determinar quais recursos da planta precisam ser otimizados para que a capacidade AC não limite o potencial do projeto em maximizar os benefícios do aumento do albedo”, disse Papagiannis.

O Thrace Group estima que aproximadamente 2.000 metros quadrados de HRS podem ser instalados por dia de trabalho com uma equipe de pelo menos três trabalhadores. O custo de instalação do produto é de € 0,014 (US$ 0,015)/W, incluindo materiais, mão de obra e acessórios. A empresa apresentará a solução HRS na Intersolar Europe em Munique, Alemanha.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Estudantes paranaenses vencem olimpíada com projeto de limpeza de rios urbanos com energia solar
17 setembro 2025 Quatro alunas da 2ª série do Ensino Médio desenvolveram um protótipo para reduzir a poluição hídrica por meio da limpeza de rios urbanos utilizando ec...