Reduzindo a temperatura do módulo solar com placas de acrílico

Share

Da pv magazine Global

Cientistas da Mutah University, na Jordânia, têm procurado reduzir a temperatura operacional dos painéis fotovoltaicos colocando placas de acrílico transparente, em várias inclinações, sobre os módulos, a uma distância de aproximadamente 30 cm.

Os pesquisadores disseram que as folhas de acrílico de 3 mm podem refletir e absorver 10% da radiação solar com comprimentos de onda abaixo de 1,1 μm, que são insuficientes para excitar elétrons na geração de energia fotovoltaica. Eles acreditam que essa radiação, que não é convertida na geração de energia, contribui para aumentar a temperatura do painel e reduzir o seu desempenho.

“Todas essas radiações solares desperdiçadas apenas aquecerão o painel fotovoltaico e aumentarão a temperatura da superfície”, afirmaram os pesquisadores.

Para seus experimentos, os pesquisadores usaram três painéis solares monocristalinos inclinados em 30 graus, cada um com potência de 50 W, dimensões de 630 mm x 540 mm x 18 mm e pesando 3,3 kg.

Eles usaram um painel sem a chapa de acrílico como referência, enquanto o segundo painel tinha uma chapa instalada a 30 mm de distância com inclinações variáveis de 15, 30 e 45 graus. O terceiro painel tinha uma folha montada paralelamente à mesma distância.

Por meio de análises e testes, os cientistas descobriram que o painel com inclinações de 30 e 45 graus experimentou a maior redução de temperatura em 14,5%, enquanto o painel com a chapa montada em paralelo obteve uma redução de cerca de 10%.

“A redução na temperatura da superfície fotovoltaica levou a um aumento na eficiência elétrica fotovoltaica e na potência de saída de cerca de 2% cada”, explicaram. “Os resultados de todos os experimentos demonstraram que a instalação de uma placa de acrílico transparente reduzirá as temperaturas da superfície fotovoltaica, melhorará o desempenho, aumentará a produção de energia elétrica e prolongará a vida útil da célula.”

Eles descreveram a nova tecnologia em “Installing clear acrylic sheet to reduce unwanted sunlight waves that photovoltaic panels receive”, que foi publicado recentemente na Results in Engineering.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.