Governo entrega mais kits fotovoltaicos em unidades de saúde Yanomami

Share

A entrega de kits fotovoltaicos para unidades de saúde no território Yanomami, a maior terra indígena do Brasil, com quase 10 milhões de hectares, mais de 31 mil indígenas e 360 comunidades, segue em curso, com novas entregas realizadas em junho pelo MME, o Ministério da Saúde e a concessionária de energia local, Roraima Energia.

As comunidades Waputha, Xitei, Olomai e Auaris já estão com kits de placas fotovoltaicas com bateria ajudando no fornecimento de energia elétrica nas unidades de atendimento à saúde indígena Yanomami.

Até o próximo semestre, a previsão é que mais 20 kits de painéis solares e baterias sejam instaladas para ajudar no fornecimento de energia elétrica nas unidades de saúde. Até o fim do ano, a previsão é que mais de 60 kits de painéis fotovoltaicos com bateria estejam instalados no território Yanomami.

Cada um deles têm capacidade de gerar 160 kWh/mês.

Desde janeiro de 2023, o MME tem instalado kits de placas fotovoltaicas com bateria em regiões do território Yanomami para melhorar o atendimento de saúde dessa comunidade indígena. Até então, as estruturas de saúde contavam apenas com motores geradores de energia a base de óleo diesel que ajudam na iluminação da edificação e freezer de acondicionamento de alimentos. Essa geração de energia demanda alto consumo de combustíveis fósseis por dia, sobrecarrega os recursos das bases de saúde indígena e exige uma logística complexa e perigosa de transportes dos combustíveis, já que os polos são acessados apenas por meio aéreo.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.