Tambasa Atacadistas inaugura usina de 3,5 MWp instalada em telhado

Share

A Tambasa Atacadistas, localizada em Contagem, Minas Gerais, instalou a maior usina solar sobre telhado da América Latina. Com mais de 10 mil placas solares, que geram cerca de 400 mil kWh mensais, o empreendimento tem uma área total que gira em torno de 55 mil metros quadrados, além da capacidade para abastecer cerca de 1.400 casas com consumo médio de 300kWh/mês.

O projeto da usina foi estruturado pela SolarVolt, fundada em 2013 e com sede em Nova Lima, na região Metropolitana de Belo Horizonte.

Após o primeiro empreendimento, a Tambasa Atacadistas está investindo em mais três novas usinas com a SolarVolt. Segundo o diretor de expansão da Tambasa Atacadistas, Bruno Trivellato, a segunda usina será localizada também na sede da empresa, em Contagem, e já está em fase de instalação. Esse segundo sistema terá 2,3 MWp e deve ser concluído até junho deste ano.

Outras duas usinas, uma de 895,95 kWp e outra de 1.155,55 kWp, estão em fase de desenvolvimento para atender, respectivamente, a Tamig e a Gimat, empresas do grupo. As usinas devem entrar em operação entre outubro e dezembro.

De acordo com Trivellato, a sustentabilidade é um tema presente nas decisões da empresa. “Investimos em estação de tratamento de esgoto, em destinação correta dos resíduos, entre outras ações. Sabíamos que a energia era um insumo da empresa que poderia ser gerada de forma sustentável. Nesse sentido, nos esforçamos para encontrar uma solução”, comenta Trivellato.

Ao todo, serão R$ 30 milhões de investimento da Tambasa Atacadistas nas usinas fotovoltaicas, no modelo de geração compartilhada, que poderá gerar créditos de energia não só para a empresa como também para parceiros.

O sócio fundador e diretor comercial da SolarVolt, Gabriel Guimarães, comenta que as usinas solares representam uma nova fonte de receita dentro do empreendimento de logística da Tambasa Atacadista. “Desenvolvemos com o Bruno uma nova unidade de negócios do grupo que levará economia aos funcionários, aos fornecedores e ao mercado. O investimento nas usinas terá um retorno espetacular. Será um faturamento relevante de receita recorrente dentro do grupo” diz Guimarães.

Com mais de 2.000 projetos instalados que somam 100 MWp, a SolarVolt possui sistemas conectados à rede em 11 estados do país e Distrito Federal. Sua área de atuação inclui os setores de agronegócio, comercial, industrial, residencial, usinas para investidores, além de consultoria de ponta a ponta, que inclui atendimento exclusivo, suporte, pós-venda e aconselhamento financeiro. 

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.