Desempenho de usinas em operação aquém do esperado

Share

Além dos desafios da expansão relacionados a preços, disponibilidade de conexão e fechamento de novos contratos, o setor de energia solar pode adicionar o desempenho abaixo do esperado de usinas já em operação à sua lista de preocupações.

De 3,4 GW de geração centralizada em operação ao longo de 2022, mapeados pela Greener, 65% geraram menos do que o previsto. Já na GD, em um grupo de usinas de geração remota com mais de 1 MW, que somam 103 MW, 41% geraram abaixo do esperado.

Os dados foram apresentados no segundo dia do Greener Summit, pelo analista Vinicius Vitti.

Entre as falhas mais comuns identificadas na geração distribuída, a consultoria identificou que 44% estavam relacionados ao mal funcionamento de inversores string e 30,6% à falta de comunicação das usinas.

Apresentação no Greener Summit 2023

“Falta treinamento de profissionais, há muitos problemas nas obras civis e muitas vezes é necessário faze um retrabalho. Gera uma herança ruim para a fase de comissionamento, em um cenário em que os cronogramas estão apertados” comentou o gerente de O&M da Huawei, Rodrigo Trigona, em painel sobre o tema.

“O comissionamento não deve ser responsabilidade do epcista. É recomendável uma terceira parte para emitir um relatório de comissionamento que passará as informações para a equipe de O&M”, disse o CEO da PV Operation, Siqueira Neto.

Para ele, muitas vezes os empreendedores subestimam a complexidade dos sistemas de usina solar, que reúne diferentes disciplinas de conhecimento, como elétrica, fotovoltaica, arquitetura de redes de comunicação e construção civil.

“Fazemos o acompanhamento do comissionamento remotamente e muitas vezes nem parece que a usina foi comissionada. Vemos string loop, corrente reversa, comunicação intermitente. Se o envio de dados não é confiável, não dá apara saber se a usina de fato está gerando o que era esperado”, comenta Neto.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.