O governador da província argentina de Jujuy, Gerardo Morales, anunciou em mensagem em sua conta pessoal no Twitter que os trens elétricos comprados da empresa chinesa CRRC serão entregues na primeira quinzena de junho e estarão operacionais na primeira quinzena de Outubro.
Los dos trenes adquiridos serán entregados en China, durante la primera quincena de junio, y estarán operativos la primera quincena de octubre en Jujuy. Esta es una gran noticia para toda la industria turística de nuestra provincia. pic.twitter.com/mJZLT3t4uE
— Gerardo Morales (@GerardoMorales) April 27, 2023
https://platform.twitter.com/widgets.js
Embora tenha referido o transporte como “solar”, importa esclarecer que as duas formações adquiridas a partir de um acordo assinado em maio passado com a CRRC funcionarão com baterias de lítio que, conforme especifica um comunicado oficial, “serão recarregadas em plantas solares localizadas em vários pontos da Quebrada de Humahuaca”, no norte da província de Jujuy.
Em sua mensagem, o governador Morales afirmou que o trem “será utilizado para fins turísticos”. Quando o referido acordo foi anunciado, foi descrito que seria “um importante corredor turístico para o país irmão da Bolívia”.
Na ocasião, disse que esta ação faz parte do projeto que propõe recuperar o trem Jujuy, formado pelo Ramo C da Ferrovia General Belgrano, enquanto o segundo é o trecho Tilcara-Humahuaca, e o terceiro Humahuaca-La Quiaca , que se conectará com a Bolívia, e às quais serão atribuídas as unidades mencionadas pelo governador de Jujuy.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.