Minas Gerais ultrapassa os 5 GW de geração solar

Share

Minas Gerais superou a marca de 5 GW de geração de energia solar fotovoltaica em operação, de acordo com dados públicos divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). São 2.734 MW de geração centralizada, de um total de 8.534 MW instalados no Brasil, e 2.634 MW de geração distribuída, de um total de 20.242 MW em operação em todo o país.

Somente de janeiro a março de 2023, 823 MW de geração centralizada entraram em operação em Minas Gerais nos municípios de Jaíba, Araxá, Janaúba e Pirapora.

No mesmo período, entraram em operação no estado 267 MW em geração distribuída. Portanto, somente no primeiro trimestre de 2023, houve um acréscimo de 1,09 GW de energia solar fotovoltaica em operação em Minas Gerais.

A oferta de novos projetos para a expansão da fonte no estado também é alta: dos 10 municípios com maior oferta de expansão da geração solar, que somam 43 GW, cinco estão em Minas Gerais.

Na geração solar distribuída, o estado vem disputando a liderança ao longo deste ano com São Paulo, que atualmente conta com 2.766 MW instalados.

Atualmente, todos os 853 municípios de Minas Gerais possuem módulos fotovoltaicos geradores de energia solar. A cobertura de 100% dos municípios com esse tipo de energia ajuda a explicar a liderança nacional do estado no setor.

Além da força em energia solar, o governo tem desenvolvido boas práticas de sustentabilidade, como o “Race to Zero”, compromisso global pactuado por Minas Gerais a fim de zerar emissões líquidas de gases do efeito estufa até 2050.

Também há diretrizes que norteiam a “Rota de Descarbonização”, programa lançado pelo Governo de Minas Gerais para atrair empreendimentos verdes sob a premissa da geração de emprego, renda e oportunidades no escopo da sustentabilidade ambiental.

A Agência de promoção de investimentos do estado, Invets Minas, também está fomentando a instalação de fábrica de eletrolisadores em Minas Gerais.

Atuação do governo estadual

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, a conquista de Minas em relação à geração de energia solar reflete “investimentos sólidos e constantes no setor, além da melhoria no ambiente de negócios voltados para energia sustentável, fortalecendo a cadeia produtiva da geração de energia solar e prospecção de investimentos voltados para esse tipo de energia’’.

Entre as ações do governo, a avaliação de um cluster fotovoltaico (conjunto de servidores) em Minas evidenciou gargalos na cadeia produtiva e possibilitou a tomada de decisões efetivas. Assim, foi possível encaminhar medidas para possibilitar o crescimento da geração de energia solar e o desenvolvimento econômico das regiões contempladas, gerando emprego e renda.

Sol de Minas

De fundamental importância no contexto da energia solar fotovoltaica, o Projeto Sol de Minas tem alavancado o protagonismo do Estado diante da cadeia produtiva do setor desde a sua implementação, em 2019.

Por meio de diversas frentes de atuação, o projeto estadual já capacitou mais de 70 prefeituras municipais para fomentar e atrair empreendimentos do setor solar.

Inspirado no Projeto Sol de Minas, o município de Ubá, participante da capacitação, lançou o Projeto Sol de Ubá, em que empreendimentos de energia solar fotovoltaica serão construídos para atender a administração pública municipal.

Além de resultados junto aos municípios, o Projeto Sol de Minas simplificou o licenciamento ambiental para empreendimentos de energia solar fotovoltaica em Minas Gerais, renovou incentivos ficais para a cadeia produtiva do setor e lançou, em conjunto com a Cemig, o mapa de disponibilidade de rede on-line, em que os ativos de energia da concessionária disponíveis para a conexão de empreendimentos de energia solar podem ser consultados com facilidade, bastando apenas existir acesso à internet.

Todas essas medidas foram importantes para aumentar a capacidade de geração de energia elétrica em Minas Gerais, fortalecendo a cadeia produtiva da geração de energia solar fotovoltaica e aumentando a participação de energias limpas na matriz energética do estado, reduzindo a emissão de gases do efeito estufa.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.