Solares com contrato de uso do sistema de transmissão somam 27 GW, segundo a Greener

Share

Até março, de acordo com o levantamento da Greener, foram 86,1 GW outorgados pela Aneel, dos quais 7,6 GW em operação. Desses projetos, 27 GW já têm o contrato de uso do sistema de transmissão e 39 GW já possuem o parecer de acesso, porém condicionados à disponibilidade de margem. Os dados foram compilados pela Greener, integram o Estudo Estratégico de Geração Centralizada da consultoria, que será lançado em breve, e foram divulgados em  evento em São Paulo nesta quarta-feira (12/04).

A oferta de projetos acelerou no últimos anos. Enquanto em 2021 a Aneel outorgou 17 GW para implantação, em 2022 esse volume saiu para 46 GW – só em  2023, até março, foram 5 GW. A corrida para garantir os descontos de 50% nas tarifas de uso do sistema de distribuição e de transmissão é um dos principais motivadores para a disparada, avalia o diretor da Greener, Marcio Takata. Empreendedores que protocolaram o pedido de outorga até 02/03/22 podem usufruir do desconto desde que entrem em operação em até 48 meses a partir da data de outorga.

A geração centralizada de energia solar no Brasil passa por momento ambíguo. Por um lado, deve protagonizar um crescimento acelerado de instalações em 2023 e 2024 ao mesmo tempo em que a oferta de novos projetos em desenvolvimento supera os 77 GW. Por outro lado, fechar novos contratos de venda de energia para viabilizar novas usinas é desafiador, com um preço da energia baixo e um custo de capex mais alto que o observado em 2021, quando parte dos projetos entrando em operação atualmente foi viabilizada. Além disso, gargalos na transmissão e, possivelmente, na construção das usinas em 2024, podem ser desafios para os projetos. 

Da oferta monitorada pela Aneel, 12 GW de geração solar centralizada estão programados para entrar em operação em 2024. Mas a maior parte da previsão da expansão se concentra em 2028, quando estão previstos 40 GW.

Em etapa anterior, com o despacho de requerimento de outorga, a oferta de novos projetos de geração solar em estudo no Brasil passa de 200 GW. Dos 10 municípios com maior oferta, que somam 43 GW, cinco estão  localizadas em Minas Gerais.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.