Aneel autoriza 562 MW de usinas solares no Piauí

Share

A Aneel autorizou a implantar e explorar, sob o regime de Produção Independente de Energia Elétrica (PIE), que pode enquadrar autoprodução e comercialização de energia, 17 centrais geradoras de energia fotovoltaica no estado do Piauí.

As usinas serão distribuídas em dois municípios, de acordo com nota do governo piauiense. A cidade de Ribeiro Gonçalves terá 11 unidades de 30 MW cada, totalizando 330 MW. Outras seis unidades devem ser instaladas em Brasileira, norte do Piauí, com 38,7 MW cada, totalizando 232,2 MW de capacidade produtiva. No total, o estado soma 562 MW de projetos aprovados.

“A adição das novas [usinas fotovoltaicas] consolida o Piauí como referência em produção de energia renovável no Brasil,” o governo piauiense disse em nota. “Outros 30 empreendimentos estão em fase de construção, que terão capacidade instalada total de 1,25 GW.”

De acordo com dados da Absolar, o Piauí conta com 1.463 MW de geração centralizada em operação, 740,8 MW em construção e 10.358,4 MW de potência outorgada. É o segundo estado com maior capacidade de geração centralizada instalada, a seguir a Minas Gerais.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou que deseja que o estado assuma protagonismo na produção de hidrogênio verde. “O ministério de Minas e Energia já começa a se preparar para o combustível do futuro também. São notícias boas que vão gerar emprego, renda, sustentabilidade ambiental e energia de boa qualidade para nosso estado e para nossas empresas”, finalizou.

Na passada sexta-feira (7/04), cinco empresas oficializaram intenções de aplicar recursos em energia fotovoltaica para produção de hidrogênio verde no Piauí.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Geração solar centralizada aumentou 47,1% em junho
17 julho 2024 As usinas solares tiveram o crescimento proporcional mais expressivo na geração para este mês, na comparação com junho de 2023, com 2.922 MW médios en...