Startup francesa oferece rastreador solar ‘manual’ para sistemas fotovoltaicos residenciais

Share

Da pv magazine Global

A startup francesa Luciole & Basilic desenvolveu um rastreador para instalação fotovoltaica residencial que pode oferecer um rendimento de energia 12% maior.

“O princípio é simples”, disse o fundador da empresa, Nicolas Ditleblanc, à pv magazine França. “Desenvolvemos um sistema de fixação ajustável associado a um aplicativo, chamado Zenitrack, que indica o ângulo ideal de inclinação do painel solar voltado para o zênite ao longo do ano.”

Os proprietários de sistemas fotovoltaicos podem modificar ligeiramente o ângulo de seus painéis solares a cada duas semanas, para que sempre fiquem voltados para o sol. Eles podem mover a estrutura manualmente usando uma haste telescópica.

“Utilizamos a função de power grip, que é uma alça usada na navegação para ajustar com precisão o comprimento de um tubo telescópico”, disse o inventor. “Graças a um sistema de graduação, o usuário pode modificar a inclinação de seu painel solar, entre 15 e 80 graus, para acompanhar o zênite”.

Ditleblanc afirma que o sistema pode aumentar o rendimento elétrico dos painéis solares em 12% ao longo de um ano.

“Comparamos um sistema de 1 kW em um telhado fixo orientado a 30 graus e um sistema Zenitrack de 1 kW colocado no solo de um jardim”, explicou. “Durante os meses de verão a diferença é mínima, mas nos meses de inverno – quando a produção é baixa e o consumo doméstico de eletricidade é máximo – o nosso dispositivo regulável permite ganhos de 30% a 50% face a uma instalação fixa”.

O sistema pode ser usado com qualquer painel solar de até 1,20 metros de largura. A produção dos primeiros protótipos já começou.

“Nossa estrutura é voltada para o pequeno autoconsumo residencial, com um, dois ou até três painéis e gostaríamos de vendê-lo abaixo de € 170 ($ 186) incluindo impostos”, disse Ditleblanc. “Atualmente, estamos procurando distribuidores em toda a Europa”.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Geração solar centralizada aumentou 47,1% em junho
17 julho 2024 As usinas solares tiveram o crescimento proporcional mais expressivo na geração para este mês, na comparação com junho de 2023, com 2.922 MW médios en...