Consórcio holandês-alemão está desenvolvendo células 2T tandem perovskita-silício

Share

Da pv magazine Global

Um consórcio holandês-alemão liderado pela Organização Holandesa de Pesquisa Científica Aplicada (TNO) está procurando trazer ao mercado uma tecnologia de células solares em tandem perovskita-silício de dois terminais (2T), através de um projeto de pesquisa de quatro anos chamado FIT4Market.

“Através de nosso trabalho, queremos definir uma abordagem simplificada para produzir produtos solares 2T perovskita-silício tandem”, disse o pesquisador da TNO Gianluca Coletti à pv magazine. “A tecnologia de células monolíticas tandem que estamos desenvolvendo utiliza células de silício cristalino comercial PERC com frente plana, o que evita a complexidade no tratamento da textura da superfície de silício”.

O módulo terá um desenho bifacial e encapsulamento de vidro, que o consórcio disse ser ideal para proteger as células perovskita contra a umidade. O novo produto pode ter uma potência de mais de 300 W/m2, que se compara a cerca de 200 W/m2 em painéis PERC convencionais.

O consórcio, que também compreende o fabricante de painéis solares Qcells, com sede na Coréia do Sul, pretende inicialmente desenvolver melhores práticas para a produção da tecnologia de módulos proposta. “Queremos desenvolver módulos tandem com um custo competitivo de energia e confiabilidade e desempenho líderes da indústria”, disse Jorg Muller, chefe de P&D de células da Qcells. “A Qcells fornecerá sua experiência em células de silício ao projeto, com nossa equipe da Benelux supervisionando os testes de campo para medir o desempenho e o rendimento energético do mundo real”.

Outros membros do consórcio são o fabricante holandês de equipamentos de produção Levitech NL, fornecedor holandês de equipamentos fotovoltaicos MIT Thermal Solutions NL, fabricante de máquinas Tempress e fornecedor holandês de resinas extrudáveis Yparex NL.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Como o MPPT Global otimiza a geração energética em sistemas com sombreamento parcial
05 novembro 2024 Com uma simples configuração no aplicativo de monitoramento, é possível otimizar a performance energética de sistemas com inversores string sem necess...