MME autoriza mais 62 sistemas solares em terras Yanomami com recursos do Luz para Todos

Share

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, solicitou a instalação de 62 novas unidades de sistemas fotovoltaicos em estabelecimentos de saúde do território Yanomami no Amazonas e em Roraima. Dois ofícios, que autorizaram a inclusão dessas unidades no Programa Mais Luz para Amazônia, foram encaminhados à diretoria das empresas de distribuição Amazonas Energia e Roraima Energia, na última sexta-feira (24/02).

A medida atende a um pedido da Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde e segue a diretriz do presidente Luís Inácio Lula da Silva de atendimento à população Yanomami, em grave crise de saúde atribuída à atuação do garimpo ilegal.

“Precisamos reforçar o fornecimento de energia nos postos de saúde no território Yanomami, para que os profissionais que atuam nesta comunidade tenham melhores condições de atendê-la, oferecendo mais saúde, dignidade, mais chances de vida a essa população”, declarou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

No final de janeiro, outros painéis fotovoltaicos já foram instalados a pedido do MME, em caráter emergencial, nas comunidades de Surucucu, Auaris, Palimiu, Serra da Estrutura, Walo Pali e Xexena, todos voltados à alimentação prioritária de unidades de saúde para atendimento aos indígenas.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Projeto que institui compensação financeira por geração solar e eólica recebe parecer desfavorável
25 março 2025 O relator do PL 3.864 apresentou parecer pela rejeição da proposta, em análise na Comissão de Minas e Energia da Câmara. O projeto — que institui o pa...