Havia 21.125 instalações solares de pequena escala no Reino Unido em maio de 2025, de acordo com o órgão de acreditação MCS, que também registrou um mês recorde para adições de armazenamento de energia de bateria.
Os dados para instalações fotovoltaicas de até 50 kW mostram que os números de instalação de maio foram 30% maiores do que no mesmo mês do ano anterior. A MCS registrou 101.861 instalações solares no ano até 31 de maio de 2025, um aumento de 37% em relação às 74.459 registradas nos primeiros cinco meses de 2024. Embora a certificação MCS não seja um requisito legal para instalações solares de pequeno porte, os consumidores só podem acessar incentivos do governo do Reino Unido, como a Garantia de Exportação Inteligente, tornando-a um bom indicador de demanda.
As instalações de armazenamento de energia de bateria certificadas pela MCS também aumentaram em maio de 2025, com quase 3.400 instalações certificadas, um aumento de 112% em maio de 2024 e o melhor mês já registrado. Lançado pela primeira vez em 2021, o padrão de instalação de bateria MCS se aplica a sistemas com potência máxima de até 50 kW.
As adições de bombas de calor foram mais silenciosas, mas o total acumulado quebrou a barreira de 300.000 em maio de 2025. A MCS registrou 5.150 instalações certificadas no mês, em comparação com 5.084 em maio de 2024. Apesar do crescimento estável em maio, 25.676 instalações de bombas de calor foram registradas nos primeiros cinco meses de 2025, colocando o crescimento acumulado no ano em 13% em 31 de maio. Isso permanece bem abaixo do ritmo necessário para atingir a meta do governo do Reino Unido de instalar 600.000 bombas de calor por ano até 2028. Regras de planejamento mais relaxadas para bombas de calor entraram em vigor na Inglaterra em 31 de maio de 2025, em uma tentativa de apoiar a implantação.
Ian Rippin, CEO da MCS, disse em um comunicado à imprensa. “É ótimo nos ver alcançando marcos cruciais em 2025 no setor de energias renováveis de pequeno porte, um sinal positivo de que a confiança do consumidor na energia doméstica continua a crescer.”
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.