Painéis fotovoltaicos com as cores do arco-íris no estádio do FC St. Pauli

Share

Da pv magazine Global

O time de futebol alemão FC St. Pauli instalará um sistema fotovoltaico com as cores do arco-íris no telhado do estádio. O fornecedor de energia verde Lichtblick, com sede em Hamburgo, revelou que instalará o sistema durante as férias de verão.

Os trabalhadores montarão 1.080 módulos solares com capacidade de 316 kW na cobertura do estádio, laminados nas cores do arco-íris. Um porta-voz da Lichtblick disse à pv magazine que o processo de coloração usa “tecnologia Morphocolor”.

A Megasol Energie está fornecendo os módulos. O fabricante suíço de painéis fotovoltaicos reveste o interior de seus módulos solares para criar uma refração de luz direcionada. A empresa disse que o processo resulta em um esquema de cores vibrantes com perda mínima de energia. A maior parte da luz ainda atinge a célula solar, enquanto apenas uma parte específica é refletida.

O sistema cobrirá 1.800 metros quadrados e gerará aproximadamente 285.000 kWh de energia solar por ano. Lichtblick está financiando, instalando e operando o sistema fotovoltaico no telhado, disse o porta-voz. O FC St. Pauli não arcará com nenhum custo de investimento. Sob um contrato de contratação fotovoltaica e fornecimento de energia (PPA no local), o clube de futebol comprará a energia solar gerada por Lichtblick.

O Millerntor Stadium consome cerca de 2.000.000 kWh de eletricidade por ano, de acordo com o porta-voz da Lichtblick. O sistema fotovoltaico fornecerá até 280.000 kWh.

As simulações mostram que o estádio consumirá 90% da energia solar gerada diretamente. Lichtblick alimentará os 10% restantes na rede elétrica. O clube de futebol tem um contrato de fornecimento com Lichtblick para a eletricidade adicional necessária, além do que o sistema de telhado fornece.

Os participantes do projeto disseram que este é o primeiro sistema fotovoltaico com as cores do arco-íris do mundo. Por meio do projeto, o clube de futebol e o fornecedor de energia verde de Hamburgo pretendem enviar um sinal visível para a transição energética e para uma sociedade aberta.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Grupo Carrefour Brasil planeja fechar 2025 com 25 usinas solares em seus telhados
11 junho 2025 Atualmente, as unidades do grupo já contam com duas usinas em Canoas (RS) e em Americana (SP). Uma terceira usina deve entrar em operação em Recife (P...