Eneva foi a empresa que mais emitiu certificados I-REC no segmento solar

Share

A Eneva foi reconhecida com o prêmio de empresa que mais emitiu certificados International Renewable Energy Certificate (I-REC) na categoria solar, reforçando sua atuação na oferta de soluções sustentáveis para o mercado para uma transição energética segura. O reconhecimento atesta a origem renovável da energia gerada pelo Complexo Solar Futura, na Bahia, que viabiliza a compensação de emissões de carbono por empresas que buscam operar com fontes limpas e rastreáveis.

A certificação amplia as oportunidades da Eneva no mercado de atributos ambientais, que tem registrado crescimento acelerado no Brasil devido à crescente demanda de empresas por energia renovável. Com o I-REC, a companhia passa a oferecer aos clientes uma solução reconhecida internacionalmente para comprovar o uso de energia renovável e atender às metas ambientais, sociais e de governança (ESG).

“O prêmio é o reconhecimento do nosso compromisso com a transição energética e a diversificação do portfólio. A certificação é, para os nossos clientes, a garantia de que recebem uma solução eficaz para reduzir suas emissões e operar de forma mais sustentável”, afirmou o gerente comercial da Eneva, Glauber Vignero.

Emitido pelo Instituto Totum, o I-REC assegura a rastreabilidade da energia renovável, com cada unidade representando 1 MWh de eletricidade gerada por fontes limpas. O certificado agrega valor às operações industriais e corporativas, em um momento em que grandes consumidores buscam soluções que atendam a sdrões internacionais de sustentabilidade.

Complexo Solar Futura: expansão da geração renovável

O Complexo Solar Futura foi adquirido pela Eneva em 2022 como parte da estratégia da companhia de ampliar sua participação no mercado livre de energia e de diversificar a matriz elétrica. Com 1,4 milhão de placas fotovoltaicas distribuídas em uma área de 1.600 hectares – equivalente a mais de 1.500 campos de futebol- o empreendimento elevou em 8% a capacidade total de geração solar centralizada no Brasil desde sua entrada em operação comercial.

“A expansão da geração renovável é um passo estratégico para a Eneva, alinhado à nossa visão de longo prazo. O prêmio consolida a nossa posição como um player relevante na transição energética”, acrescenta o executivo.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Grupo Carrefour Brasil planeja fechar 2025 com 25 usinas solares em seus telhados
11 junho 2025 Atualmente, as unidades do grupo já contam com duas usinas em Canoas (RS) e em Americana (SP). Uma terceira usina deve entrar em operação em Recife (P...