Edital do Leilão para Suprimento aos Sistemas Isolados de 2025 entra em consulta pública

Share

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu abrir a consulta pública nº 2/2025 para receber contribuições à minuta do Edital do Leilão para Suprimento aos Sistemas Isolados, até o dia 10 de março. Com aquisição de energia e potência elétricas, disponibilizadas por meio de Soluções de Suprimento, para assegurar o atendimento aos mercados consumidores dos Sistemas Isolados. A concorrência será realizado em 30 de maio. O início de suprimento será em 20 de dezembro de 2027 e terá duração de 15 anos.

Esse leilão contratará energia para suprir os mercados consumidores dos Sistemas Isolados em 11 localidades, das quais dez estão situadas em municípios do Amazonas e uma, no Pará. A população atendida alcança 169 mil pessoas.

Serão ofertados três lotes na concorrência. Empreendedores interessados deverão apresentar propostas de Solução de Suprimento para atendimento de todas as localidades que compõem o lote.

O edital submetido à consulta contempla uma série de documentos que estabelecem as condições de comercialização de potência elétrica e energia para as localidades e as regras para escolha da melhor solução de suprimento.

Para este leilão, é exigido um percentual mínimo de 22% de fontes renováveis na geração de energia total, aplicada a cada projeto que compõe a Solução de Suprimento. Também foi estabelecida uma matriz de risco no contrato de comercialização, apontando detalhadamente os riscos do negócio. A CCEE fará parte da gestão contratual e as regras prevêem o compartilhamento de ganhos de eficiência que levem a redução de custos de geração.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Grupo Carrefour Brasil planeja fechar 2025 com 25 usinas solares em seus telhados
11 junho 2025 Atualmente, as unidades do grupo já contam com duas usinas em Canoas (RS) e em Americana (SP). Uma terceira usina deve entrar em operação em Recife (P...