Em uma nova fase de inovação, a Risen Energy apresentou durante o evento 360 Solar, em Florianópolis, sua linha de módulos fotovoltaicos Hyper-Ion Pro, equipados com tecnologia de heterojunção (HJT) e focados em soluções de ultra-alta potência.
Desenvolvida para maximizar a absorção de energia, a linha Hyper-Ion Pro se destaca pela capacidade de captar e transformar a luz ultravioleta (UV) em luz azul, sem danificar as células, além de aproveitar as frequências próximas a infravermelha (IR) com eficiência superior, transformando espectros de luz antes desperdiçados em energia utilizável. Esta tecnologia oferece módulos mais eficientes, confiáveis e potentes.
A luz UV, que pode gerar degradação às células fotovoltaicas, historicamente, não era devidamente aproveitada, resultando em perda de potencial energético. A gerente de produtos da Risen Energy, Vanderleia Ferraz, explicou em entrevista à pv magazine, “que a Risen inova ao integrar ao encapsulamento dos módulos uma solução de conversão da luz UV em luz azul que se utiliza para gerar energia, tornando a célula mais eficiente na absorção desses espectros de luz que é filtrada em soluções convencionais. Esse avanço é especialmente relevante para locais de alta irradiância, onde a intensidade UV pode ser utilizada para aumentar a produção de energia, sem comprometer a estabilidade do módulo”. Ao integrar essa faixa no processo de conversão, a nova linha transforma o que antes era um passivo em um ativo poderoso na geração de energia.
No caso da luz em faixas próximas a infravermelha, a Risen implementou o uso de materiais de alta mobilidade na camada de cobertura das células, aumentando a quantidade de luz que chega até regiões mais profundas da célula onde podem gerar mais energia.
Inovação em materiais e fabricação de precisão
Além da captação aprimorada de luz UV e faixas próximas a IR, os módulos Hyper-Ion apresentam outra inovação importante: a impressão da malha de condutores através da tecnologia de tela stencil. Essa abordagem melhora a absorção da tinta e reduz o consumo da pasta de metalização, além de permitir a produção de linhas condutoras mais finas e precisas, que reduz a perda de energia dentro da célula. A precisão no desenho da malha conduz a uma performance mais duradoura, mantendo a eficiência do sistema ao longo de sua vida útil.
Vanderleia afirma que outro destaque da tecnologia de heterojunção é o processo de passivação aprimorado. Com uma estrutura mais robusta e materiais de última geração, a passivação nos módulos HJT Risen aumenta a eficiência global e a resistência do módulo às variações climáticas e a ação do tempo. Isso resulta em maior resiliência e capacidade de produção em ambientes desafiadores, como áreas de alta temperatura ou irradiação intensa.
Resultados em potência e eficiência
Em larga escala, a produção dos módulos padrão de 720W e eficiência de 23,2% já representa um avanço significativo. No entanto, a Risen também desenvolveu versões que atingem até 730W e 23,5% de eficiência, que já estão disponíveis para a venda e têm previsão de entrega para o Q1 de 2025. “Essa faixa de potência torna os módulos Hyper-Ion Pro ideais para grandes instalações solares, especialmente em projetos que buscam otimizar o uso de equipamentos e reduzir o LCOE, nos quais a produção máxima é essencial”, explica a executiva.
“O lançamento da linha Hyper-Ion Pro de utra-alta potência pela Risen Energy representa uma possibilidade de aproveitar o espectro completo de luz solar, o que abre novas portas para a geração de energia eficiente e sustentável. Em um mercado onde cada avanço em eficiência significa uma maior viabilidade de projetos solares, os módulos Hyper-Ion Pro têm potencial para redefinir padrões, atendendo a uma demanda crescente por soluções que combinem alta performance com durabilidade”, relata a engenheira eletricista.
Ao direcionar a tecnologia para aproveitar o que antes era desperdiçado em uma fonte valiosa de energia, a Risen oferece ao mercado uma solução que melhora a eficiência energética e proporciona maior estabilidade, confiabilidade e potencial de expansão para diversas aplicações.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.