“É um momento de reinventar e enxugar a operação, de fazer mais com menos”

Share

Em entrevista durante a Intersolar 2024, Mario Viana, diretor da Sou Energy, distribuidora cearense de soluções fotovoltaicas, comentou sobre um cenário de margens apertadas que exigem inovação dos distribuidores e como sobreviver a um momento desafiador:

 

Como você avalia os desafios e as oportunidades do mercado de distribuição no Brasil em 2024?

O ano de 2024 foi extremamente difícil para o mercado de distribuição porque começou a ver uma queda de preços gigantesca. O valor do nosso estoque derreteu, e todos os distribuidores tiveram prejuízos no ano. É um momento de reinventar e enxugar a operação, de fazer mais com menos. Além disso, é um ano desafiador também porque grande parte do mercado dos integradores se preocupa apenas em vender preço, ou seja, não existe muita preocupação com a qualidade dos equipamentos comprados. Muitos equipamentos de baixa qualidade entraram no Brasil, com potência real menor do que aquela declarada na etiqueta. Tudo isso tudo bagunçou o mercado, e estamos lutando para organizar a nossa operação para poder sobreviver em um cenário tão agressivo como este.

Como vocês vêm diversificando o portfólio de soluções para os integradores?

Estamos buscando ser mais competitivos ao verticalizar a produção do gerador fotovoltaico e suas estruturas. Oferecemos diversas formas de pagamento para facilitar a vida do integrador, como nossa campanha de 21 vezes sem juros no cartão de crédito. Temos também um programa de capacitação contínua, que é o Solarizando, no qual toda semana o integrador conta com instrução e informação de forma gratuita. São diversas ações que estamos executando para que o nosso parceiro esteja cada vez mais preparado para este mercado.

Qual a expectativa de crescimento para este ano? Quais são os principais drivers para 2025?

Neste mercado atual que está em crise, a expectativa é de manter o mesmo volume do ano passado e organizar a operação, apostando em 2025.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Helte adquire 40 mil módulos da Sengi e quer impulsionar vendas de módulos nacionais
10 outubro 2024 Para enfrentar concorrência chinesa e mitigar o aumento na tarifa de importação de painéis solares, a distribuidora pretende aumentar a participação d...