Solfácil lança dispositivo de análise de dados de consumo e economia para projetos solares

Share

Durante a Intersolar 2024, a Solfácil anunciou seu mais novo medidor inteligente, o Ampera Consumo, que oferece informações detalhadas e em tempo real do consumo de energia e da economia gerada pelos sistemas fotovoltaicos.

O dispositivo fornece ainda dados personalizados sobre o desempenho do sistema, analisa tendências na conta de energia, oferece sugestões para otimizar o consumo e ajuda a comprovar dados de faturamento com as concessionárias de energia.

Em entrevista à pv magazine, Caoe Magalhães, líder de produtos da Solfácil, informou que o Ampera Consumo foi desenvolvido em conjunto com o time de IoT (na sigla em inglês para “Internet das Coisas”) da empresa. “Ele pode ser integrado ao dispositivo Ampera Geração – que monitora a performance dos sistemas fotovoltaicos, sem a necessidade de Wi-Fi – e apresentar informações de quanto o sistema fotovoltaico está puxando e o quanto está sendo injetando na rede da concessionária. Dessa forma, ao incluir esses dados na plataforma de monitoramento, tanto o integrador quanto o cliente final conseguem mensurar de forma simples a economia em reais que o sistema solar está gerando”, explica.

A tecnologia exclusiva da Solfácil busca responder às dúvidas dos usuários sobre o desempenho dos sistemas solares, oferecendo um controle preciso das informações. Pesquisa interna realizada pela Solfácil mostrou que 84% dos integradores solares consideram a oferta de dados de consumo da energia em tempo real um diferencial competitivo no processo de venda.

Com a nova tecnologia, os usuários terão acesso a informações detalhadas sobre o consumo de energia para além de dados da geração do sistema. Essa transparência ajudará a esclarecer a economia proporcionada pelos painéis solares, resultando em avaliações mais positivas e reforçando a imagem dos integradores de sistemas solares no mercado.

Questionado sobre se o Ampera Consumo ajudaria o cliente a se prevenir contra a alegação de inversão de fluxo de energia pelas concessionárias, Magalhães informou que o dispositivo ainda não consegue realizar essa função porque para isso precisaria também dos dados da concessionária. “Mas já é possível medir o volume de energia injetado e melhorar esse fluxo de energia por meio de um balanço energético. Então, por exemplo, se uma concessionária limitar a injeção a partir das sete da noite até às seis da manhã, o sistema altera apenas para consumo instantâneo de forma programada. Esse será o próximo passo, já que a ideia é que evoluir nossa solução para uma versão 3.0 que consiga controlar o inversor do ponto de vista de hardware e adaptar a injeção de acordo com as regras estabelecidas”, esclarece.

Para os integradores, a tecnologia também facilita a demonstração do valor dos sistemas solares aos clientes. O lançamento também se integra ao portal do cliente, permitindo o monitoramento detalhado da geração diária de energia, independentemente do inversor fotovoltaico utilizado para integradores e consumidores.

O Ampera Consumo está sendo lançado gradualmente no mercado, e os interessados podem se inscrever na lista de espera para acesso à tecnologia a partir de setembro.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Um resumo dos lançamentos na Intersolar 2024
06 setembro 2024 Empresas ampliaram ofertas de armazenamento e inversores híbridos, mirando diversas aplicações para consumidores de pequeno e grande porte. Confira al...