Durante a Intersolar Summit Nordeste, em Fortaleza/CE, a Solfácil, ecossistema de soluções solares que oferece financiamento, distribuição de equipamentos, monitoramento de sistemas solares, seguro e programa de benefícios para instaladores do setor, apresentou o Ampera. Trata-se de um dispositivo inteligente de IoT, cuja função é monitorar a performance dos sistemas fotovoltaicos, sem a necessidade de Wi-Fi. A empresa investiu mais de R$ 20 milhões na criação da tecnologia, que chegou ao mercado após três anos de desenvolvimento interno do hardware.
De acordo o gerente de key account da Solfácil, Rodrigo Silva, “cerca de 40% dos inversores perdem a conexão Wi-Fi nos primeiros dois anos, levando a problemas de manutenção e suporte técnico. Isso ocorre quando se troca de operadora de banda larga ou mudança de senha na rede, entre outros motivos. Mas o Ampera consegue gerar sua própria internet por meio de conexão 4G – o que evita problemas de conexão Wi-Fi – e permite um controle remoto eficiente”.
Com base em pesquisas de mercado e relacionamento com integradores parceiros da Solfácil, o dispositivo visa solucionar diferentes atritos ainda comuns na rotina de monitoramento, pós-venda e relacionamento dos integradores solares com seus clientes.
“O sistema de monitoramento do Ampera permite o controle remoto e a verificação da geração de energia, tornando a economia mais tangível para os clientes. A integração de seguro, monitoramento e equipamentos de qualidade contribui para a segurança e eficiência das instalações de energia solar, reduzindo riscos e aumentando a confiança dos clientes, ao mesmo que componentes jurídicos e comportamentais inovadores ajudam a reduzir a inadimplência dos financiamentos em até um terço. Adotamos um modelo de financiamento meritocrático para incentivar parcerias com integradores. Com o Ampera, o integrador tem acesso a uma plataforma que centraliza todas as informações dos sistemas instalados, independentemente do inversor fotovoltaico utilizado”, explica Silva.
As taxas são mais baixas para aqueles que optam por utilizar o dispositivo no financiamento e há agilidade no processo, uma vez que o Ampera realiza a validação automática na etapa de instalação, caso o integrador tenha mais de três projetos instalados com o dispositivo.
No futuro, o Ampera vai contar com alertas para os sistemas de energia solar que necessitam de manutenção e que apresentam baixa produtividade. Para os consumidores, a Solfácil disponibiliza um portal do cliente, permitindo o monitoramento detalhado da geração de energia diária de suas usinas solares.
Com um valor de mercado de R$ 2 mil por unidade, o dispositivo é oferecido gratuitamente para novos projetos de financiamento fotovoltaico da Solfácil e a integração é automática. Futuramente, a empresa também planeja disponibilizar o Ampera para compra individual no e-commerce da Loja Solfácil.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.