Atlas Renewable Energy e Copec assinam acordo de armazenamento no Chile

Share

A Atlas Renewable Energy assinou um contrato de compra de energia (PPA) de 15 anos para utilização de um sistema de armazenamento de energia em baterias com a empresa chilena COPEC, por meio de seu trader de energia, a EMOAC.

O BESS del Desierto será um dos maiores projetos de armazenamento de energia no Chile e na América Latina. Terá capacidade instalada de 200 MW e quatro horas, e capacidade de armazenamento de 800 MWh. O projeto permitirá o armazenamento de energia durante o dia, a reinjeção na rede em horários de alta demanda e será instalado junto à usina solar Sol del Desierto da Atlas, localizada no município de Maria Elena, na região de Antofagasta.

Por este acordo, o BESS del Desierto irá reinjetar cerca de 280 GWh por ano na rede, evitando a redução da oferta da energia renovável gerada durante o dia a partir de fontes solares e garantindo maior estabilidade e credibilidade ao fornecimento de eletricidade na região e no país. O projeto terá capacidade de armazenamento semelhante ao de 2.500 ônibus elétricos utilizados no transporte público urbano, o equivalente a um percurso de 500.000 km para esses ônibus.

O BESS del Desierto será implementado como uma bateria autônoma, uma solução independente e autônoma concebida para o armazenamento de energia elétrica, permitindo o acúmulo da energia gerada em períodos de maior oferta energética, contribuindo para um fornecimento eficiente, contínuo e confiável.

“Este acordo marca nossa expansão na produção de tecnologia de armazenamento de energia em baterias, estabelecendo a Atlas como uma pioneira na América Latina. Demonstra nosso comprometimento com soluções energéticas inovadoras e fortalece nossa posição como líder em tecnologia sustentável para a transição energética da região. O projeto BESS del Desierto é parte fundamental da nossa estratégia para aumentar a confiabilidade energética na região através da utilização avançada de recursos solares e oferecer soluções energéticas personalizadas aos nossos clientes”, diz o CEO da Atlas Renewable Energy, Carlos Barrera.

“O contrato visa abordar uma questão fundamental a nível nacional, especificamente o descarte inadequado de energias renováveis não convencionais (NCRE). Nossa abordagem gira em torno da inovação, adaptação e integração de tecnologia. Acreditamos realmente que representa uma grande solução para os desafios existentes no sistema e marca outro passo crucial em direção ao nosso compromisso com a transição energética”, afirma a gerente geral da EMOAC, Vannia Toro.

Em poucos anos, a Atlas Renewable Energy desenvolveu projetos na região para o longo prazo, tanto junto de seus parceiros comerciais como no âmbito do fornecimento a clientes regulamentados. A empresa possui contratos que somam 5.243 MW de capacidade instalada de energia renovável, o que contribui para a transformação energética da região rumo a fontes de energia mais limpas, e agora é pioneira na implementação e utilização de sistemas de armazenamento de energia em baterias no Chile, após ter assinado dois dos maiores acordos no país e na América Latina para o uso desta tecnologia. A empresa espera continuar se consolidando e se expandindo para outras regiões com projetos energéticos inovadores e sustentáveis.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.