MTR prevê crescimento de 90% na venda de eletrocentros para GD solar em 2024

Share

A MTR Solar, distribuidora e fabricante de equipamentos para usinas solares, irá expandir sua fábrica em Juiz de Fora, Minas Gerais para sua divisão de eletrocentros, a MTR-ITCE | Volts, responsável por fornecer equipamentos para a parte elétrica da usina solar, criada a partir de uma joint venture com a ITCE, fabricante de skids e painéis elétricos. A fábrica da MTR Volts conta com 8.000 m² de área coberta e mais 6.000 m² em área descoberta e se dedica a fabricação de fabricante de eletrocentros, skids, e painéis elétricos com ampla atuação no mercado fotovoltaico. A fábrica conta com 130 colaboradores e produz em média 70 MW por mês (800 MW/ano).

O objetivo da MTR Volts é alcançar a meta de 500 eletrocentros comercializados até setembro de 2024. A empresa fechou contratos para mais de 400 eletrocentros em 2023, destinados a diversos projetos de usinas fotovoltaicas nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e Goiás. Desses, em torno de 180 foram entregues ainda em 2023, para projetos com capacidade instalada de aproximadamente 250 MW. A expectativa é de fornecer eletrocentros para projetos com mais 500 MW a 600 MW neste ano, com um crescimento de 90% nas vendas.

“A MTR Volts conta com vários diferenciais competitivos e equipamentos disruptivos em nosso portfólio, como o nosso eletrocentro que aumentamos as vendas em 150% em 2023. Nosso diferencial é que os eletrocentro são entregues com o melhor prazo, já são totalmente testados antes de sair da fábrica e prontos para uso na usina solar. Eles são produzidos com base nas mais atuais tecnologias construtivas e normas de segurança brasileira e contam com uma equipe especializada que oferece suporte completo dos eletrocentros aos nossos clientes de todo o Brasil. Nossos eletrocentros são montados em tempo recorde e desenvolvidas especificamente para cada cliente em nossa fábrica em Juiz de Fora (MG). Estamos expandindo a área da nossa fábrica para 2024 onde esperamos um crescimento na comercialização dos eletrocentros de cerca de 90% para 2024”, diz o diretor da MTR Volts, Claudemiro Amaral.

Para atender os clientes com mais rapidez e agilidade a MTR adotou a estratégia de dar previsibilidade aos fornecedores, com pedidos antecipados e entregas programadas ao longo do ano, conta o executivo à pv magazine. Com isso, a empresa ganha prioridade nos envios e tem estoque para atender clientes que estão com prazos apertados para entregar suas usinas – o público alvo da companhia são os investidores em usinas GDI, que têm um prazo de até um ano para entrar em operação a partir da emissão do parecer de acesso.

Incluindo outros equipamentos, como estruturas de fixação e trackers, a empresa prevê fornecer para 2 GW de projetos em 2024.

A solução “plug & play”

A parceria estratégica entre a MTR Solar e a ITCE permitiu o desenvolvimento de equipamentos de alta qualidade e tecnologia avançada. A MTR Solar fornece soluções completas para usinas fotovoltaicas, desde o projeto até a instalação e comissionamento.

O Eletrocentro da MTR Volts é uma solução customizada “plug&play”, que pode ser transportado e entregue em diversas regiões do país através da CTBotelho, empresa logística do grupo MTR que garante que todos os equipamentos cheguem ao local de forma integrada.

Os Eletrocentros da MTR Volts são fabricados em containers de primeira viagem de 20 ou 40 pés o que reduz o custo da usina, por não precisar de construção em alvenaria. A sua composição é modular com potências de 1.000 até 5.000 kVA e é composto por 3 tipos de transformadores:

  • Transformador de potência de média tensão fabricados pela Tamura com potência de 500 a 3.000 kVA nas tensões de 13/25/36 kV para 600 e 800 V;
  • Transformador de comando de baixa tensão com potência de 10 a 50 kVA e tensão de 600 e 800 para 220 para alimentação de circuitos de serviços auxiliares;
  • Transformador auxiliar com potência de 30 a 50 kVA e tensão de 800 para 220 que alimenta a estrutura da usina.

O quadro geral de baixa tensão (QGBT) instalado no eletrocentro é fabricado pela própria MTR Volts com equipamentos fornecidos pelas fabricantes ABB, Chint e Eaton garantindo segurança, qualidade e proteção elétrica. Para garantir a eficiência dos componentes elétricos, o eletrocentro é equipado com sistema de ventilação forçada, exaustão mecânica com entradas saídas de ar compatíveis com a dissipação térmica de cada projeto. Novos modelos foram equipados com aparelhos de ar condicionado com controle de umidade e temperatura para as sala de baixa e média tensão, estrategicamente localizadas para controlar a temperatura interna que é monitorado por um quadro de temperatura.

“Além disso, a MTR Volts também investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento para trazer novas soluções inovadoras para o mercado de energia solar. Nossa equipe de engenheiros altamente qualificados trabalha para garantir a eficiência e a confiabilidade de nossos produtos, oferecendo sempre o melhor desempenho e a melhor qualidade para nossos clientes”, ressalta o diretor da MTR VOLTS Claudemiro Amaral.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Órigo Energia obtém financiamento de US$ 40 milhões da IFC para 90 MW de geração solar no Brasil
13 dezembro 2024 Os recursos serão usados para a estruturação, implantação, comissionamento e operação dos projetos de geração distribuída de energia solar, de 22 faze...