EPE e MME divulgam a programação de estudos de planejamento da transmissão para 2024

Share

​A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o Ministério de Minas e Energia (MME) publicaram, nesta terça-feira (6/02), a programação de estudos de planejamento da transmissão para 2024, incluindo a expansão da capacidade de exportação da energia renovável da região Nordeste. O objetivo principal é a indicação das novas instalações ou equipamentos para expansão do sistema de transmissão de energia elétrica necessárias para atender o crescimento do mercado nos próximos dez anos. A programação contempla a realização de 30 estudos em todas as regiões do Brasil, 11 deles começaram em 2023 e 19, iniciarão neste ano.

Outro ponto relevante é o “estudo prospectivo para inserção de cargas de hidrogênio na região Nordeste”, cuja necessidade se torna urgente, de acordo com o MME. O estudo também se justifica porque muitos agentes formalizaram consultas junto ao MME solicitando a análise de mínimo custo global de plantas de produção hidrogênio que visam o acesso à rede elétrica da região Nordeste. No estudo, a EPE identificará solução indicativa para o aproveitamento racional e planejado da rede no Nordeste face ao potencial prospectivo de plantas de produção de hidrogênio e amônia na região.

Entre os destaques da programação dos estudos está a análise da viabilidade de se recomendar outro corredor expresso, conhecido como “bipolo Nordeste 2”. O objetivo é aumentar o intercâmbio energético entre as regiões atendidas pelo SIN. Outro estudo visa a avaliação das condições de atendimento às regiões metropolitanas de Manaus (AM) e de Boa Vista (RR), indicando nova solução estrutural de suprimento na Amazônia tendo por premissa a diminuição de geração térmica por razões elétricas.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Brasol recebe investimento de fundo da BlackRock
Incerteza regulatória para geração distribuída repele capital estrangeiro, alerta CEO da Brasol
03 novembro 2025 Há mais vendedores que compradores de ativos operacionais e muitos dos grandes players da GD, que poderiam ser consolidadores naturais no mercado de M...