Startup italiana oferece drones para transportar módulos fotovoltaicos em locais remotos

Share

Da pv magazine Global

O canal educacional Hermosa China publicou recentemente um vídeo de um drone transportando painéis solares na província chinesa de Gansu. “Um drone pode transportar 360 painéis solares por dia e 40 drones operam em turnos”, disse o meio de comunicação. sem fornecer mais detalhes. “Esta será uma enorme usina de energia solar.”

A pv magazine identificou uma startup europeia que acaba de lançar um drone com estas funções – a FlyingBasket, com sede em Bolzano, norte de Itália.

A empresa foi fundada em 2015 por Moritz Moroder e Matthias Moroder. Eles tiveram a ideia de transportar painéis solares com drones enquanto caminhavam nas montanhas Dolomitas, na Itália, e notaram um helicóptero levando comida para um refúgio nas montanhas.

A ideia de substituir um helicóptero por um drone começou a tomar forma para tornar esses serviços mais sustentáveis, eficientes e rentáveis. Nos anos seguintes, projetaram, desenvolveram e testaram protótipos de drones numa área montanhosa onde as condições meteorológicas podem ser extremamente difíceis e os primeiros casos de utilização foram testados.

“Em 2020, o FlyingBasket foi o primeiro drone de carga comercial operacional”, disseram.

Em outubro de 2023 lançaram o UAV FB3, um multicóptero não tripulado com oito rotores alimentado por quatro baterias recarregáveis, capaz de transportar até 100 kg de carga útil.

Com peso vazio de 70 kg e dimensões de 1.600 mm x 1.600 mm x 412 mm, o FB3 pode atingir velocidades de 30 metros por segundo. É capaz de voar até 2,5 km carregando 100 kg de peso e até 25 km com cinco kg. Sua faixa de temperatura operacional é de -10 C a 45 C.

Atualmente, a FlyingBasket vende o drone por € 75.900 (US$ 83.322).

Leonardo detém atualmente cerca de 10% da FlyingBasket, estando cerca de 25% nas mãos do Cysero, fundo de capital de risco promovido pela AVM Gestioni SGR e Kilometro Rosso, que investiu diretamente na empresa em março de 2022. Os restantes 65% estão distribuídos entre os fundadores e diretores da empresa, incluindo os irmãos Moroder.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.