Módulos com tecnologia heterojunção da Risen Energy estão disponíveis no Brasil

Módulos com tecnologia heterojunção (HJT) da Risen Energy

Share

Os módulos Hyper-Ion com tecnologia heterojunção (HJT) da Risen Energy, fabricante multinacional chinesa de módulos fotovoltaicos, já estão disponíveis para venda no país – só em 2023, a empresa forneceu pelo menos 400 MW da tecnologia no mercado brasileiro – por meio de parceiros estratégicos da fabricante, como a distribuidora MTR Solar, uma das maiores distribuidoras de equipamentos para usinas solares do Brasil.

Com mais de 2 milhões de módulos instalados, a MTR espera alcançar 2 GWp no próximo ano e acredita que a tecnologia HJT trará ao mercado brasileiro o melhor custo-benefício para usinas fotovoltaicas e melhor retorno de investimento para os investidores. Em 2023 a distribuidora aumentou em 45% a comercialização de equipamentos para usinas de solo em 2023 e alcançou 1,5 GW de potência instalada.

Com células de 210 mm, os módulos Hyper-Ion da Risen Energy contam com tecnologia de heterojunção (HJT) e são o resultado de pesquisa e desenvolvimento intensivos. A série Hyper-Ion é resultado de várias inovações tecnológicas, tais como: wafers ultrafinos, zero busbar, interconexão hiper-link e materiais encapsulantes adequados. Tais avanços foram incorporados para melhorar a eficiência e o desempenho geral do módulo, o que resulta no alcance de recordes mundiais de alta eficiência (23,89%) e alta potência (741,456 Wp) em testes realizados pela TÜV SÜD.

Além da alta eficiência e alta potência, esses módulos também oferecem o melhor coeficiente de temperatura estável de – 0,24%/°C em potência máxima, e uma bifacialidade de até 85% ±10%. Além disso, a degradação anual do módulo HJT é de 0,3% por ano, o que significa que esses módulos podem manter uma geração de energia acima de 90% após 30 anos de uso.

O CEO da MTR Solar, Thiago Rios, destaca a parceria com a Risen e a eficiência dos novos módulos para crescer no mercado brasileiro e LATAM. “A Risen é a principal parceira da MTR Solar no fornecimento de módulos fotovoltaicos para usinas de geração distribuída no Brasil, onde a MTR já conta com mais de 2 milhões instalados. Com esses novos módulos HJT, a MTR espera oferecer um produto com maior eficiência e, com isso, entregar um retorno maior para o investidor. Em 2024, esperamos ultrapassar 2 GWp (Gigawatt-pico) em equipamentos comercializados e contamos com os novos módulos HJT da Risen para ultrapassar essa meta com qualidade e garantia de entregar um produto diferenciado aos nossos clientes”.

De acordo com o Country Manager da Risen Energy no Brasil, Ricardo Marchezini, “a série de módulos Hyper-Ion de heterojunção está liderando o caminho na revolução da energia solar. A dedicação da empresa perante à inovação tecnológica, confiabilidade e qualidade tem resultado em produtos que não apenas atingem, mas ultrapassam as expectativas do mercado. Com a disponibilidade de venda e fornecimento destes módulos no mercado brasileiro, podemos esperar projetos cada vez mais eficientes”, explica.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Estudantes paranaenses vencem olimpíada com projeto de limpeza de rios urbanos com energia solar
17 setembro 2025 Quatro alunas da 2ª série do Ensino Médio desenvolveram um protótipo para reduzir a poluição hídrica por meio da limpeza de rios urbanos utilizando ec...