Atiaia Renováveis dá início à operação comercial das usinas solares Maravilhas I e II

Share

A Atiaia Renováveis anunciou que colocou em operação as usinas fotovoltaicas (UFVs) Maravilhas I e II, localizadas na cidade de Goiana, em Pernambuco. A UFV Maravilhas I possui 27,5 MW de potência instalada para atender a 100% do consumo da Vivix, fabricante de vidros planos, e a UFV Maravilhas II, com igual capacidade instalada, está negociada para um cliente com o mesmo modelo de autoprodução, em fase final de negociação de contrato.

Ambas as usinas estavam previstas para iniciar as operações em janeiro de 2024, mas a equipe conseguiu antecipar o início da operação, realizado ainda em 2023.

“A Atiaia trabalha para desenvolver as melhores soluções para os nossos clientes e mais uma vez evidencia isso pela entrega antecipada das UFVs Maravilhas I e II, o que nos traz imenso orgulho e satisfação. A construção do Complexo Solar Maravilhas contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões”, afirma o CEO da Atiaia, Rodrigo Assunção.

Tratamento de água com energia solar

Como contrapartida socioambiental, a Atiaia financia o projeto Aqualuz, que trata a água usando radiação solar e permite que água potável chegue para 15 famílias da comunidade de Engenho Dois Rios II, no município de Goiana (PE), localizada próxima ao Complexo Maravilhas. O projeto possibilita que as famílias tenham acesso a água de qualidade para consumo por, aproximadamente, 20 anos. A tecnologia foi desenvolvida pela SDW, empresa especialista em projetos de impacto socioambiental e premiada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A iniciativa está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6) da ONU, que visa assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos, e será ampliada a partir do primeiro trimestre de 2024, o que permitirá que outras famílias tenham acesso à água potável, proporcionando melhor qualidade de vida e promovendo a saúde da comunidade.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Chamada da Aneel recebe propostas para 19 plantas piloto de hidrogênio que somam 100 MW
19 julho 2024 O valor previsto de investimento, considerando as 24 propostas, incluindo além das plantas a produção de equipamentos, é de R$ 2,7 bilhões, o que repr...