Emissões e aerossóis afetam negativamente a produtividade fotovoltaica

Share

Da pv magazine Global

Pesquisadores da Escola de Engenharia de Energia Fotovoltaica e Renovável da UNSW mapearam a produtividade fotovoltaica em cenários futuros de emissões em várias partes do mundo, com foco na maximização do potencial e na minimização de custos em climas mais quentes.

Os gases de efeito estufa afetam as alterações climáticas e as temperaturas globais, e o estudo identifica impactos adicionais dos aerossóis na irradiância horizontal global (GHI). O estudo avaliou o papel dos aerossóis e da cobertura de nuvens, juntamente com a temperatura, radiação solar e velocidade do vento.

Além de aplicar diferentes modelos de emissões em diferentes regiões do mundo, a pesquisa também investigou a diferença entre o silício monocristalino (mono-Si) e os módulos de película fina para descobrir qual seria mais benéfico em diferentes cenários climáticos futuros. Isto é significativo, claro, uma vez que os módulos mono-Si são dominantes no mercado, mas os módulos de película fina são mais resistentes a climas mais quentes, o que destaca a importância de melhorar a gestão térmica nos módulos fotovoltaicos. Na Austrália, por exemplo, as reduções fotovoltaicas mostraram-se significativas para mono-Si, mas não para filmes finos.

Os modelos do estudo que refletem diferentes cenários de níveis de emissão tornaram essas diferenças claras entre as regiões globais. O estudo descobriu que, com o aumento das alterações climáticas, os recursos solares aumentaram na Europa Ocidental e Central, na América do Sul e na América Central do Norte. Em contraste, foram previstas reduções da irradiância horizontal global (GHI) no nordeste de África, no planalto tibetano e no sul da Ásia.

Imagem: Universidade de Nova Gales do Sul, Energia Renovável, Licença Creative Commons CC BY 4.0

Para continuar lendo, visite o site da pv magazine Australia.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.