Preços do polissilício podem atingir mínima histórica até o fim do ano

Preços do polissilício podem atingir mínima histórica

Share

Da pv magazine Global

Os preços do polissilício podem atingir um novo mínimo histórico em breve, de acordo com um novo relatório da Bernreuter Research.

“Isso já pode acontecer no final de dezembro de 2023”, disse o analista de polissilício Johannes Bernreuter à pv magazine. “Eu definitivamente espero isso para o primeiro semestre de 2024.”

O relatório afirma que o mundo pode atingir 2,95 milhões de toneladas de capacidade de polissilício até o final deste ano, com apenas 200 mil toneladas dessa capacidade localizadas fora da China.

A empresa afirmou que a chinesa Tongwei deve adicionar mais 575 mil MT de capacidade de polissilício em 2024, superando o aumento da demanda global de polissilício de apenas 200 mil MT. Espera-se que este significativo excesso de capacidade resulte no abandono de inúmeros projetos anunciados nos últimos dois anos e na eliminação de até 2,4 milhões MT de capacidade.

“Esse número também inclui capacidades ainda em construção”, disse Bernreuter.

Este novo abalo na indústria afetará principalmente produtores baseados na China, empresas europeias e novos entrantes.

“Embora a participação da China na produção global de polissilício aumente ainda mais para 90% em 2023, os fabricantes não chineses como Wacker, OCI, Hemlock Semiconductor e REC Silicon permanecerão isentos do choque”, diz o relatório. “A razão para isso é a Lei de Prevenção do Trabalho Forçado Uigur nos Estados Unidos, que proíbe produtos da Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China.”

Bernreuter disse que também espera que a demanda global de energia fotovoltaica cresça de 425 GW em 2023 para 1.100 GW em 2027. Ele alegou que isso poderia levar a uma escassez de silício metálico, uma matéria-prima na produção de polissilício.

“O quartzo para silício metálico vai faltar na segunda metade desta década”, disse ele.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.