Padronização de módulos fotovoltaicos minimiza impacto no dimensionamento das usinas

Share

Liderado pela Trina Solar, um grupo de grandes fabricantes globais como JinkoSolar, JA Solar, Longi, Risen, Canadian Solar, Tongwei, Astronergy e DAS Solar, se uniram para trazer ao mercado internacional a padronização de módulos com dimensão de 2.382 mm x 1.134 mm com base no tamanho de wafer retangular de 182 mm e 210 mm,  desenvolvido pela Trina. O novo padrão oferece maior potência, utilização otimizada do contêiner – com 99,5% de cubicaçãominimizando custos e aumentando a previsibilidade das usinas fotovoltaicas.

As variações nas dimensões dos módulos retangulares de wafer de silício dificultavam a cadeia de suprimentos, resultam em desperdício de material e criam dificuldades de aplicação nos projetos de sistemas dos clientes.

Em entrevista à pv magazine durante o 360 Solar, o gerente de Produtos & Pre-sales da Trina Solar para a América Latina e Caribe, Matheus D’Alécio Rodrigues, explica que “o mercado estava seguindo dois caminhos, já que alguns fabricantes estavam produzindo células de 182 mm e outros de 210 mm. Essas soluções geraram diferenças significativas entre os produtos em relação a tamanho e peso. Ou seja, a cada vez que se fazia um projeto era necessário fazer dois designs para módulos com células de tamanhos diferentes e isso sobrecarregava as equipes de engenharia e geravam desperdícios de tempo e de material”, explica.

A dimensão desses novos módulos vem sendo chamada de ‘Golden Size’, ou tamanho dourado. Isso porque, de acordo com Rodrigues, na China, a palavra ‘golden’ (ouro, dourado) é usada para designar tudo que é próximo da perfeição”. A nova dimensão do módulo padrão de mercado é 210 mm de altura por 182 mm de largura e fica entre os dois outros tamanhos de módulos adotados pela indústria.

O executivo da Trina também ressalta alguns outros diferenciais do módulo “não é tão pesado e, portanto, ótimo para manusear nos diversos tipos de projetos. Podemos dizer que é um módulo com ótimas características mecânicas e elétricas, com grande compatibilidade com inversores voltados para utilities e residenciais, abrangendo um grande espectro de soluções. Além disso, é um produto que tem uma ótima volumetria para conteinerização, preenchendo 98,5% do espaço interno de um contêiner, ou seja, reduzindo o custo do transporte internacional”.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

300 mil empregos ameaçados no setor solar devido a restrições de conexão, aponta MSL
29 novembro 2024 Para mitigar esse problema, a associação vem apostando na formação de frentes estaduais que atuam junto aos parlamentares de cada estado, dando cobert...